As autoridades de saúde da Espanha detectaram uma nova forma de consumo de drogas entre os usuários do país: trata-se da aplicação de LSD no globo ocular.
Segundo um relatório oficial, a técnica, que começou a ser detectada no final do ano passado, estaria sendo utilizada pelos usuários para acelerar os efeitos alucinógenos da droga, e seria mais barata que o método usual.
De acordo com o documento, produzido pela Federação para o Estudo, Prevenção e Assistência aos Dependentes de Drogas (FEPAD), o consumo do LSD por via oral levaria pelo menos 40 minutos para produzir os primeiros efeitos.
Já a nova técnica, para a qual seria usada uma quantidade muito menor da substância, levaria cerca de 15 minutos para produzir as primeiras alucinações.
Riscos
O método de consumo de drogas pelo globo ocular consiste na aplicação do LSD sobre a conjuntiva - uma membrana que recobre a parte externa do olho e a parte interna da pálpebra – com a ajuda de um pequeno pedaço de papel.
Ao entrar em contato com a mucosa ocular, a droga se dissolveria de maneira rápida.
Segundo o relatório, esta forma de consumo acelera os efeitos da droga porque, ao não passar pelo fígado, que processa o que é ingerido por via oral, a substância chega mais rápido ao sistema nervoso central.
A FEPAD alerta que o método, que foi registrado na região de Valência, pode causar diversos efeitos nocivos.
Segundo o relatório, “o LSD é uma substância que gera fortíssimas alucinações, altera a percepção e leva à perda de controle”, podendo causar danos ao sistema nervoso central.
Além disso, a nova técnica de consumo da droga também pode ocasionar cegueira, de acordo com o organismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário