Psicodélico: Oliver Stone lança filme sobre plantio de Maconha.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Oliver Stone lança filme sobre plantio de Maconha.

“Savages”, novo longa do diretor, segue amigos que cultivam erva na Califórnia
Cineasta se inspirou em livro de Don Winslow e em entrevistas feitas por ele na fronteira dos EUA com o México

Francois Duhamel/Universal Pictures/AP Photo
Benicio Del Toro em cena de "Selvagens"; ator ajudou Stone nas pesquisas do roteiro
Benicio Del Toro em cena de “Selvagens”; ator ajudou Stone nas pesquisas do roteiro
Se Oliver Stone aprendeu alguma coisa rodando seu novo filme, “Selvagens”, foi sobre os meandros do “excêntrico negócio” da maconha na Califórnia -que, do alto de seus 40 anos de experiência com a planta, ele sem hesitar aponta como a melhor do mundo.
O longa, que estrearia anteontem nos EUA e chega ao Brasil em outubro, conta a saga de dois amigos plantadores na Califórnia, onde a droga é legalizada para fins terapêuticos.
A dupla é formada por um ex-soldado (Taylor Kitsch) e um hippie moderninho (Aaron Johnson), perseguidos por um cartel mexicano liderado por uma mulher (Salma Hayek). Benicio del Toro e Demián Bichir (mexicano indicado ao Oscar em 2011) encarnam seus capangas.
Stone escreveu o roteiro a partir do livro de Don Winslow e se valendo de entrevistas que fez dos dois lados da fronteira México-EUA -o périplo incluiu uma passagem por Tijuana com Del Toro.
A dupla conversou com agentes da DEA (a agência americana antidrogas), ex-membros de cartéis e hackers de computador.
“Também visitamos plantadores”, lembra o diretor, em entrevista à Folha. “É uma operação bem excêntrica e solitária. Cada um tem seu método. São pessoas loucas. Vi coisas engraçadas: é uma cultura em expansão”, diz.
Na preparação para o filme, conheceu gente que cultivava plantas em armários e que usava lojas de limpeza a seco como fachada para burlar as leis californianas.
SELVAGERIA
O título do longa vem do fato de os capangas do cartel -que costumam cortar a cabeça de seus rivais- chamarem os dois jovens californianos de “selvagens” por dividirem a mesma namorada (Blake Lively).
Para Stone, todo mundo tem dentro de si um “selvagem”. O dele é despertado pelas mentiras que ouve.
“Todo mundo conta mentiras: o governo, o seu professor, seus pais. Isso me incomoda desde jovem”, diz Stone, que em 1968 foi preso no México ao tentar cruzar a fronteira com maconha.
Em 2000, ele deu entrada num centro de reabilitação. Hoje, diz que está longe das drogas pesadas, como cocaína e pílulas.
A nova fase não o afastou da maconha. Para divulgar “Savages”, posou para a capa da revista “High Times”, especializada na matéria, com um cigarro da erva entre os dedos.

Nenhum comentário: