Psicodélico: Legalização da Maconha em Votação no Colorado, Oregon e Washington!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Legalização da Maconha em Votação no Colorado, Oregon e Washington!

O país que inventou a guerra às drogas pode mudar mais uma vez o rumo da história da maconha. Dois anos anos após a derrota apertada da Prop19 na Califórnia, o Estado do Oregon vai votar o Cannabis Tax Oregon Act. Votação semelhante será feita no Colorado com a Proposição 64, e no estado de Washington.

No Oregon, a realização do plebiscito foi aprovada após a apresentação de 88,887 assinaturas - acima das 87.213 necessárias - para colocar a proposta em votação na eleição de novembro. No Colorado, a Proposição 64 defende a regulação da cannabis equiparada com a do álcool.

As três propostas defendem a regulamentação do comércio de maconha para maiores de 21 anos, com o ciclo de produção e venda fiscalizados pelo poder público. Com pequenas diferenças nos percentuais, todas determinam o repasse de impostos deste negócio para o serviço de tratamento de dependentes.

Tudo isso só é possível devido a liberdade legislativa que os Estados possuem nos EUA. O presidente Obama, que durante a campanha prometeu não reprimir os dispensários de cannabis medicinal, realizou inúmeras ações policiais contra um negócio protegido por leis estaduais. Sobrou até para a Oksterdam University, que teve a sede fechada pro agentes da DEA.

Obama não é legalized, mas deve ser melhor que um republicano 100% proibicionista no poder. O que importa neste caso é o voto em cada um dos três Estados, que podem começar a escrever a história da legalização no Planeta. Todo apoio aos ativistas do Colorado, Oregon e Washington!

Nenhum comentário: