Psicodélico: Cresce o uso de maconha entre pacientes de fibromialgia no Canadá

domingo, 15 de julho de 2012

Cresce o uso de maconha entre pacientes de fibromialgia no Canadá

Fibromialgia, para quem desconhece, é uma síndrome que engloba uma série de manifestações clínicas, incluindo fadiga, indisposição, distúrbios do sono e, a principal delas, dor – muita dor, diga-se de passagem, espalhada por diversos pontos do corpo, tratada com medicação pesada.  Para amenizar os sintomas, uma das recomendações é o uso da nossa erva sagrada. E parece que a alternativa canábica é uma das opções terapêuticas que mais cresce entre os pacientes, a julgar por um estudo lançado essa semana no Canadá.
Segundo a pesquisa, 1 em cada 8 portadores de fibromialgia utilizam maconha medicinal no país. ”Isso já é um comportamento comum. Cada vez mais pessoas com doenças crônicas para as quais não temos tratamentos médicos optam pelo uso da canábis”, disse Igor Grant, diretor do Centro de Pesquisa da Cannabis Medicinal da Universidade da Califórnia.
Estudo canadense aponta que 1 entre 8 pacientes de fibromialgia utiliza maconha para tratar os sintomas da doença.
A fibromialgia é uma síndrome de dor crônica de causa desconhecida. Caracteriza-se por dor músculo-esquelética generalizada, pontos dolorosos de fadiga múltiplos no pescoço, coluna, ombros e quadris. Estima-se que entre três a seis milhões de norte-americanos são afligidos pela doença.
Embora existam poucos ensaios clínicos que avaliam a ação precisa dos canabinóides para tratar a síndrome, estudos apontam que a maconha é capaz de reduzir significativamente a dor dos pacientes. Publicada em 2006, a revista Current Medical Research traz um artigo de pesquisadores da universidade alemã de Heidelberg que avalia os efeitos analgésicos da admnistração de THC oral em nove pacientes com fibromialgia por um período de 3 meses. Na ocasião, todos receberam doses diárias de 2,5 a 15 mg de THC e não tiveram acesso a nenhum outro medicamento. Entre os participantes que completaram o estudo, todos relataram uma redução significativa da dor registrada diariamente e induzida eletronicamente.
Mais recentemente, em 2011, pesquisadores do Instituto de Pesquisa do Hospital del Mar de Barcelona, na Espanha, também comprovaram os benefícios da maconha no tratamento de portadores de fibromialgia. ”Os pacientes que utilizaram canábis, não só para aliviar a dor, mas para quase todos os sintomas associados à fibromialgia, relataram um alívio significativo da dor, rigidez, relaxamento, sonolência, e percepção de bem-estar”, conclui o estudo.
**com informações da NORML.

Nenhum comentário: