Psicodélico: Evidências que apontam a Maconha como uma possível cura para o câncer continuam mais fortes do que nunca

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Evidências que apontam a Maconha como uma possível cura para o câncer continuam mais fortes do que nunca


À medida que a ciência médica continua a explorar as propriedades curativas da cannabis, as pesquisas indicam que a planta possui diversas propriedades que reduzem o risco de câncer nas pessoas que a utilizam. Alguns cientistas acreditam que a cannabis possa ser a cura definitiva do câncer.

A maioria dos fumantes de cannabis admite que, enquanto a cannabis é ótima para aliviar o que os aflige, ela certamente não pode ser boa para seus pulmões. Entretanto, experimentos realizados na Universidade da Califórnia (UCLA) sugerem que fumar cannabis pode, na verdade, prevenir o câncer de pulmão.

O Dr. Donald Tashkin, pneumologista da Universidade da Califórnia, vem estudando os efeitos do hábito de fumar maconha desde a década de 80. Agências, institutos e usinas de idéias dos EUA frequentemente fazem referência ao seu trabalho.

Ele realizou um estudo para determinar se havia um elo entre o câncer de pulmão e o hábito de fumar cannabis. Embora a fumaça da maconha contenha os mesmos elementos químicos cancerígenos do tabaco, o Dr. Tashkin descobriu que os componentes químicos da cannabis protegem o corpo humano contra o crescimento de tumores.

Enquanto os pacientes que fumavam tabaco tinham uma probabilidade 20 vezes maior de desenvolver câncer de pulmão do que os não-fumantes, os fumantes de cannabis não apresentaram nenhum risco aumentado. Dr. Tashkin acredita que o THC, um dos componentes psicoativos da maconha, mata as células envelhecidas e doentes antes que os tumores possam se formar.

Em outro estudo científico, realizado na Espanha, pesquisadores das universidades Complutense e Autônoma de Madri dividiram 30 ratos com câncer no cérebro em dois grupos. Um dos grupos recebeu infusões de THC para tratar a doença.

O grupo não tratado morreu ao longo de duas semanas. Nove dos ratos tratados com THC viveram mais de um mês e três deles foram curados. Os cientistas acreditam que o THC causa a morte prematura das células cancerígenas, deixando as células sadias intactas.

Em outubro de 2003, a revista médica Nature Reviews publicou um artigo escrito pelo Dr. Manuel Guzman, pesquisador de tratamentos de câncer mundialmente famoso, que discutia detalhadamente os efeitos anti-tumorais dos canabinóides. Os canabinóides estão entre os principais compostos químicos encontrados na maconha.

O Dr. Guzman descobriu, após cuidadoso estudo, que os canabinóides atuam seletivamente sobre os tumores cancerígenos, destruindo-os e, ao mesmo tempo, evitando que as células saudáveis sejam danificadas.

Outro estudo, conduzido por cientistas do Centro Médico California Pacific de São Francisco, também descobriu que o THC, em muitos experimentos, destruía as células cancerosas do cérebro sem prejudicar as células sadias.

Os italianos também estão na marcha para curar o câncer com a cannabis. Em julho de 1998, uma pesquisa conduzida pela Academia Nacional de Ciências descobriu que os canabinóides previnem o crescimento de tumores nas células de pacientes afetadas pelo câncer de mama.

Durante os anos 90, o governo federal dos EUA utilizou 2 milhões de dólares advindos de impostos para conduzir uma pesquisa sobre câncer em ratos e camundongos. Realizada pelo Programa Nacional de Toxicologia dos EUA, a pesquisa determinou conclusivamente que o THC protege as células contra o câncer.

Ao chegar a esta conclusão, o governo federal dos EUA ocultou os resultados. O relatório vazou para a revista AIDS Treatment News e os resultados foram posteriormente publicados na mídia estadunidense, mas, apesar dos resultados positivos, o governo federal alega ainda ter que conduzir mais pesquisas.

À medida que os EUA se abrem para a legalização, muitas pessoas podem testemunhar os efeitos benéficos da cannabis no tratamento de seus sintomas. Com a continuidade das pesquisas, tais descobertas vêm dar suporte aos movimentos de legalização.

Publicado em http://freeculturemag.com/2011/07/news/cannabis-as-cancer-cure/

Nenhum comentário: