Psicodélico: Sementes de Cânhamo como biocombustível !!!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Sementes de Cânhamo como biocombustível !!!

Biocombustível é a denominação atribuída aqueles combustíveis cuja origem biológica é não-fóssil, sendo produzido por uma ou mais plantas. Atualmente no Brasil, utilizam-se milho, soja, linhaça, pinhão-manso, mamona, cana-de-açúcar, óleo de palma, esgoto, restos de comida, dejetos animais e arroz na produção de biocombustível. Por que o cânhamo não é uma alternativa? Afirma-se que o semente do cânhamo possui mais óleo que pelo menos a soja, já comprovando superioridade em uma das fontes utilizadas. Outras comparações não serão citadas por falta de referência, fiquem a vontade para adicionar alguma nos comentários.

Toda a poluição e degradação da natureza, se nós quisermos, terá um fim. Se não por vontade própria, será por necessidade. O biodiesel é um tipo de biocombustível e é utilizado em motores convencionais de diesel sem necessitar quaisquer adaptações. A produção de cânhamo poderia sustentar todo e qualquer combustível utilizado na própria atividade agricultural, em tratores e afins assim como para outros fins e tudo isso com uma queima limpa e impacto natural de 0%.

Fazendo um comparativo entre o combustível provindo do petróleo e o biocombustível provindo do cânhamo chegamos a conclusão:

  • O cânhamo pode ser produzido domesticamente, o petróleo não
  • O cânhamo é uma fonte renovável, o petróleo não.
  • O cânhamo traria lucro para fazendeiros e melhoraria a economia de um modo geral, o petróleo não
  • O petróleo é perigoso de manipular e estocar, o cânhamo não
  • O petróleo contribui com o aquecimento global, o cânhamo não
  • O petróleo é altamente tóxico para animais e humanos, o cânhamo não
  • Um pequeno acidente com petróleo vira uma catástrofe, com o cânhamo não
  • O petróleo contribui na formação de chuva ácida, o cânhamo não

E aí, vamos votar pela proibição do petróleo?

No Canadá, onde a produção do cânhamo também é permitida, a indústria do biocombustível já acrescentou 2 bilhões de dólares na sua economia anual, como publicado no começo de 2010 no link Biofuels add $2 billion to Canadian economy, que também relata melhorias relevantes na zona rural, desenvolvimento industrial, exportação de óleo, e uma gama de opções melhoradas para a composição dos seus biocombustíveis.

Com um investimento direto de pouco mais de 2 bilhões de dólares para o período de construção e adaptação para a produção de biocombustíveis, o Canadá obeteve um lucro líquido (após deduções) de quase 3 bilhões de dólares, além de mais de 14 mil empregos diretos e indiretos gerados.

Podemos estar errados, mas tudo indica que a causa pela qual lutamos faz muito sentido e precisa ser ouvida. Não sejamos idealistas apaixonados por uma proibição que só nos proibe de viver mais saudavelmente, e fazendo as nossas próprias escolhas. Como sabemos, não cabe ao Estado decidir o que é melhor para cada um de nós como pessoa, isso se chama liberdade de escolha, mas eles poderiam com certeza ao invés de atrapalhar, ajudar a natureza e o país.


Fonte: http://hempworld.com/hemp-cyberfarm_com/htms/hemp-products/bio-diesel/bi…
Fonte: http://www.hempcar.org/biofacts.shtml
Fonte: http://www.hempcar.org/petvshemp.shtml

Nenhum comentário: