Psicodélico: CANNABIS MEDICINAL EM DEBATE - 24/02 - Divulgação !!!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

CANNABIS MEDICINAL EM DEBATE - 24/02 - Divulgação !!!

São Paulo, fevereiro de 2011 – A cannabis é uma planta com propriedades medicinais, utilizada por diferentes civilizações há mais de 12 mil anos. Nas últimas décadas, estudos científicos tem comprovado o que milhares de anos de experiência prática já haviam revelado: os príncipios ativos da planta podem servir para o tratamento de diversas doenças e amenizar os síntomas de muitas outras.

No entanto, a mesma planta que cura, hoje é considerada por grande parte da sociedade como uma droga perigosa e, por isso mesmo, seus usos terapêuticos são um tema tabu. Apesar de reconhecido internacionalmente, o uso medicinal da cannabis é cercado de preconceito e sofre com a proibição ao cultivo, mercado e consumo da planta.

Para celebrar o início de suas atividades em 2011, na quinta-feira, 24 de fevereiro, a partir das 17h30, a Matilha Cultural, em parceria com o Coletivo Desentorpecendo A Razão, promove o “Cannabis Medicinal em Debate”, um espaço aberto para trazer novas informações e discutir os diferentes aspectos que cercam o tema. Com entrada livre, o evento marca também o lançamento do livro “Cannabis Medicinal – Introdução ao Cultivo Indoor”, do antropólogo e ativista Sérgio Vidal.

A programação tem início com uma sessão do filme “Cortina de Fumaça” (2010), de Rodrigo Mac Niven, seguido de debate com o Deputado Federal Paulo Teixeira, o biomédico pesquisador, doutorando no Programa de Neurociências da Unifesp, Renato Filev, o Doutorando em Ciências Sociais pela Unicamp e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), Mauricio Fiore, e do advogado Jolberte Gomes, além do autor de “Cannabis Medicinal”, Sergio Vidal.

Realização:

www.matilhacultural.com.br

www.coletivodar.org

www.cultivomedicinal.com.br

Programação:

17:30 – Exibição do filme “Cortina de Fumaça”, de Rodrigo Mac Niven

19:30 – Debate sobre a Cannabis Medicinal

Debatedores:

Renato Filev – Biomédico Pesquisador, doutorando no Programa de eurociências da UNIFESP, com ênfase ao sistema endocanabinóide e sua relação com transtornos psiquiátricos, membro do Coletivo DAR;

Mauricio Fiore – Doutorando em ciências sociais pela Unicamp e pesquisador do Neip e do Cebrap – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.

Jolberte Gomes – Advogado

Paulo Teixeira – Deputado Federal (PT-SP)

Sergio Vidal – Antropólogo e ativista, autor do livro Cannabis Medicinal – Introdução ao Cultivo Indoor

Cannabis Medicinal – Introdução ao Cultivo Indoor
Autor: Sergio Vidal
Formato: 10 x 17 cm, ilustrado, 160 páginas
Edição Independente
Preço: R$ 29,90
Site: www.cultivomedicinal.com.br
Sinopse:

O livro foi escrito para preencher uma lacuna existente na literatura brasileira a respeito da planta Cannabis sativa. “Cannabis Medicinal – Introdução ao Cultivo Indoor” é o primeiro livro em português sobre o tema e é fruto de uma extensa pesquisa de revisão bibliogŕafica.

O governo brasileiro já reconheceu o uso medicinal da cannabis, mas pouco avançou no sentido de regulamentar esse tipo de aplicação. Apesar de haver, na Lei 11.343, uma forma de requerer autorização de uso legitimado da planta para fins medicinais e científicos, não se tem notícia de qualquer instituição que tenha conseguido este documento.

Osmose, transpiração, respiração, pH, dióxido de carbono, condutividade elétrica, fotosíntese, clonagem, floração e lumens, são apenas alguns exemplos dos temas discutidos no livro. Além desses temas, a obra também faz um breve histórico do desenvolvimento das técnicas de cultivo e dos usos medicinais da planta. O livro trata desses e diversos outros assuntos do interesse de pessoas que trabalhem em estabelecimentos autorizados legalmente a cultivar cannabis, e de pesquisadores ou leigos no assunto que pretendam ampliar seus conhecimentos sobre a planta.

Cortina de Fumaça (BRA, 2010) – 94’

Português e Inglês com legendas em português
Dir: Rodrigo Mac Niven

www.cortinadefumaca.com

Sinopse:

Dirigido por Rodrigo Mac Niven, o documentário de 94 minutos avalia a política de drogas no Brasil e no mundo e traz informação fundamentada para o grande público através de depoimentos nacionais e internacionais. Mac Niven conta que o interesse pelo tema nasceu, principalmente, pela importância de discutir as causas e possíveis soluções para o tráfico e consumo de drogas.

O vídeo, que tem a participação de médicos, neurocientistas, psiquiatras, policiais, advogados, juízes de direito, pesquisadores e representantes de movimentos civis, tem também a opinião de entrevistados como o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; o Ministro da Suprema Corte da Argentina, Raúl Zaffaroni; o ensaista e filósofo espanhol autor do tratado “Historia General de Las Drogas”, Antonio Escohotado, o ex-Chefe do Estado Geral Maior do Rio de Janeiro, Jorge da Silva e o criminalista Nilo Batista. Foram dois anos até a finalização de “Cortina de Fumaça” e a primeira exibição na Mostra do Rio de Janeiro 2010 mostrou que ainda há muita gente que não conhece a engrenagem da política de drogas.

“Tem gente que se surpreende com a parte que fala de maconha medicinal e do sistema endocanabinóide, outros com a parte político-social, outros com a realidade da Califórnia” diz Rodrigo. “Mas acredito que o que realmente nunca foi dito pelos grandes veículos de comunicação é a urgência de debatermos o assunto de uma forma científica, democrática e honesta. Precisamos de informação e isso o documentário tem de sobra, pra todos os gostos”, completa o diretor.

MATILHA CULTURAL

A Matilha Cultural é uma entidade independente e sem fins lucrativos, instalada em um edifício de três andares, localizado no centro de São Paulo. A Matilha integra um espaço expositivo, sala multiuso e café, além de um cinema com 68 lugares.

Fruto do ideal de um coletivo formado por profissionais de diferentes áreas, a Matilha foi aberta em maio de 2009 e tem como principais objetivos apoiar e divulgar produções culturais e iniciativas sócio-ambientais do Brasil e do mundo.

SERVIÇO
Cannabis Medicinal em Debate

Data: 24 de fevereiro de 2011

quinta-feira, das 17h30 as 23h

Local: Matilha Cultural – Rua Rego Freitas, 542 – Consolação

Preço: Livre – Ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência
Capacidade: 68 lugares

MATILHA CULTURAL

Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo

Tel.: (11) 3256-2636

Horários de funcionamento: terça-feira a sábado, das 12h as 20h

Wi-fi grátis

Cartões: VISA (débito/crédito)

Entrada livre e gratuita, inclusive para cães

www.matilhacultural.com.br

Nenhum comentário: