Psicodélico: Uruguai plantará 150 hectares de maconha quando legalizada

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Uruguai plantará 150 hectares de maconha quando legalizada

Fonte : http://exame.abril.com.br/

 

Mujica destacou que essa quantidade é mais que suficiente para sua iniciativa


Mujica, presidente do Uruguai, em foto de dezembro de 2011
Mujica insistiu que com controle estatal será possível oferecer aos consumidores produto que terá ''preço e qualidade que não se pode conseguir no mercado negro''
Montevidéu - O presidente do Uruguai, José Mujica, afirmou nesta segunda-feira que, se for aprovado o plano do governo para legalizar a venda de maconha, o país plantaria 150 hectares de cannabis para suprir a demanda de seus consumidores.
Em entrevista a emissoras de televisão, Mujica destacou que essa quantidade é mais que suficiente para sua iniciativa, que entrou no Parlamento para ser debatida no início de agosto e que pretende a legalizar a compra e a venda da droga e que o Estado se encarregue de todo o processo produtivo.
Faltando que a norma seja debatida no Parlamento e se conheçam bem os detalhes da regulação, estima-se que o Uruguai deverá produzir 28 mil quilos de maconha ao ano para cobrir as necessidades de seus cerca de 75,5 mil consumidores frequentes, que estariam autorizados a comprar 30 gramas mensais da droga.
Mujica insistiu mais uma vez em que com este controle estatal será possível oferecer aos consumidores um produto que terá ''um preço e uma qualidade que não se pode conseguir no mercado negro'', e que dessa forma tentará ''roubar o mercado do narcotráfico''.
''Estamos há 50 anos tentando pela via policial e estamos fracassando'', declarou para justificar a iniciativa.
Consultado sobre que alternativas poderia dar para o modelo de gestão deste mercado, o presidente uruguaio destacou os clubes de cannabis da Espanha, onde associações de usuários são as encarregadas ''de produzir, vender e registrar os consumidores''.
  As declarações foram divulgadas horas depois que o jornalista argentino da ''CNN'', Andrés Oppenheimer, divulgasse em uma de suas colunas que Mujica havia lhe confiado em entrevista que não seria o Estado que se encarregaria em último caso de vender e tramitar a maconha.
''Mujica, que até agora não tinha esclarecido se está a favor que a empresa encarregada de gerenciar seu projeto seja estatal ou privada, disse que ''uma empresa privada é a que vai vender'' a maconha sob estrito controle governamental, tal como ocorre agora com as vendas de bebidas alcoólicas'', publicou Oppenheimer em coluna no jornal ''El Nuevo Herald'' de Miami.
O jornalista também contou que o presidente assinalou que esta venda de maconha estará destinada apenas aos uruguaios, que deverão estar registrados para comprar, e cin isso evitará o turismo para fumantes.

Nenhum comentário: