Psicodélico: O documentário sobre os Shulgins (Dirty Pictures)

sábado, 11 de dezembro de 2010

O documentário sobre os Shulgins (Dirty Pictures)

O documentário sobre os Shulgins (Dirty Pictures) O documentário “Dirty Pictures” acompanha o químico e herói alternativo Sasha e a sua mulher Ann Shulgin durante as suas viagens a festivais e conferências para discutirem as qualidades psicológicas do MDMA, mais conhecido como ecstasy. Sasha, que entrou em Harvard aos 15 anos, passou a vida a tentar perceber os diferentes aspectos do ecstasy e como este pode afectar a psique humana.
Numa entrevista, o realizador Etienne Sauret fala da relação que desenvolveu com os Shulgins durante os 5 anos que passou com eles a filmar “Dirty Pictures”. Num extracto da entrevista conta-nos o que o levou a realizar o documentário:

Em 2005, um amigo que dirige um centro de prevenção contra drogas no Reino Unido queria trazer Sasha até Londres para falar numa conferência. Como Sasha não pode vir, fomos à Califórnia e fizemos uma pequena metragem para a conferência. Durante as filmagens, achei Sasha e a sua mulher Ann verdadeiramente diferentes e amáveis. Mais tarde, quando estava editar as imagens, os meus colegas de escritório estavam sempre a passar por mim e a perguntar-me “Mas afinal quem é este tipo?”. Nunca pensei que Sasha, um senhor de cabelos grisalhos, grandes sobrancelhas brancas e um sorriso de criança, seria tão apelativo a pessoas entre os 20 e os 30 anos, e achei que se Sasha conseguia despertar a atenção deles valeria a pena realizar um filme mais longo sobre ele e a sua mulher Ann. Apercebi-me rapidamente de que a história tinha muito mais interesse do que eu imaginara inicialmente.

A estreia do filme na conferência “SXSW Music and Media” em Austin, nos Estados Unidos, já começou a receber boas críticas (1 2 3) na internet. Existem várias apresentações do filme actualmente no Estados Unidos, e estão planeadas mais apresentações na Europa. A data do lançamento do DVD ainda não foi anunciada.

Para veres o trailer e uma entrevista exclusiva com Sasha e Ann Shulgin, vê o canal youtube do Dirty Pictures.

3 comentários:

Clodoaldo Brito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Clodoaldo Brito disse...

Olá amigo, consegui o filme mas tenho certa dificuldade em assistir sem legenda, gostaria de conseguir a legenda em ptBr se por acaso você tiver e conseguir me enviar ficarei muito grato, pois tenho grande interesse sobre o tema e sempre que posso acompanho seu blog... grande abraço.

alexandre carneiro disse...

alguem tem a legenda??? pode ser em inglês/espanhol mesmo.
:?)