Psicodélico: Métodos de ingestão de Cogumelos

domingo, 6 de maio de 2007

Métodos de ingestão de Cogumelos

Existem duas formas básicas de se ingerir cogumelos: frescos e secos.

Cogumelos frescos:

São encontrados na natureza ou colhidos em cultivos indoor. Após a colheita o cogumelo se mantém bom pra consumo por até no máximo seis dias, variando esse número conforme as condições de armazenamento - cogumelos embalados num ziplock e guardados na geladeira são mais duradouros que cogumelos deixados num prato ao ar livre num calor de 30°C. A dosagem é medida por números de cogumelos ingeridos e pelo seu tamanho, por exemplo: três médios, um pequeno etc.

Comendo:
A textura dos cogumelos é meio borrachuda, podendo ser comidos puros sem muito incômodo. O sabor pode variar de pessoa pra pessoa: uns gostam (são raros), outros detestam e outros são indiferentes. Para amenizar o sabor, muitas pessoas misturam os cogumelos com frutas, mel ou qualquer coisa que possa melhorar o gosto. Beber água enquanto come também pode ajudar. Existem várias receitas com cogumelos pela internet. A desvantagem de comer cogumelos é que frequentemente demoram mais a surtir efeito, o que pode ser uma vantagem dependendo do ponto de vista.

Misturando com líquidos:
Uma outra forma de se ingerir cogumelos é batê-los com suco de frutas ou com a bebida predileta. O gosto é disfarçado, além de fazer com que o princípio ativo se misture ao líquido, o que significa absorção mais rápida pelo aparelho digestivo. Algumas pessoas aconselham o uso de suco de limão, laranja ou maracujá, pois relatam que a vitamina C auxilia no processo de absorção e extração do princípio ativo.

Infusão:
A forma mais comumente usada, portanto a que possui mais variações. Os cogumelos são misturados com água e levados ao fogo. Algumas pessoas não deixam a água ferver alegando que o calor degenera o princípio ativo. (Segundo o Erowid, o ponto de fusão da psilocibina/psilocina, é de 200-228°C). Alguns amassam os cogumelos jogando-os em água fervente por 1-2 minutos, outros misturam com água e levam ao fogo deixando ferver por mais de 10 minutos - ambos funcionam. A vantagem de ferver é que uma assepsia maior é realizada.

Cogumelo secos:

Secar cogumelos é um modo de aumentar consideravelmente seu bom estado para consumo. Os cogumelos são secos até o ponto de ficarem crocantes, fáceis de quebrar, e então são mantidos em embalagens herméticas. O cheiro de cogumelos secos é mais acentuado do que nos frescos. A dosagem nesse caso é medida pelo peso da massa seca.

Comendo:
Cogumelos secos são muito mais fáceis de comer. O sabor e a textura são diferentes, além do pequeno volume (cogumelos são cerca de 90% água). Misturar com outros alimentos não se torna tão necessário para disfarçar o sabor, porém ao fazê-lo quase nenhum sabor de cogumelos é sentido.

Misturando com líquidos:
Da mesma forma que os frescos, cogumelos secos também podem ser misturados a sucos e outras bebidas.

Infusão:
Também da mesma forma que os frescos, cogumelos secos também podem ser levados ao fogo com água, apesar de não ser o método mais vantajoso nesse caso.

Cápsulas:
Os cogumelos secos podem ser pulverizados e introduzidos em cápsulas gelatinosas (cápsulas de remédio) e ingeridas com líquidos.

Considerações:

- Estas recomendações visam a segurança de uso por parte do usuário. A responsabilidade de uso é de cada um, assim como a atenção para as condições básicas para uma boa experiência (local, acompanhantes, estado psicológico e físico, serenidade, respeito etc). Ingestão de cogumelos é um ato de extrema responsabilidade e maturidade. Não dirija, não opere máquinas ou realize quaisquer tarefas que ponham em risco a sua vida e a de outras pessoas sob efeito de cogumelos. Para sua experiência procure tirar um dia inteiro, num lugar adequado, sob condições psicológicas favoráveis, sozinho(a) ou com uma pessoa de confiança. Sinta-se seguro(a) em todos esses aspectos!

- Existem várias outras formas de se ingerir cogumelos e suas respectivas variações. O que foi descrito acima são as formas básicas de ingestão e informações compiladas da Internet.

3 comentários:

Unknown disse...

po e essas outras formas?

Unknown disse...

11 anos dps pra perguntar kakskskskkd

Anônimo disse...

Eu posso comelo fresco