Psicodélico: Conhecimento não se compra! Se toma!

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Conhecimento não se compra! Se toma!


Segue o texto que reflete a ideologia do Blog. Não tem nada a ver com psicodélicos, mas segue a filosofia que todo conhecimento tem que ser divulgado abertamente.


Extraído do site :

Na dita "sociedade da informação" o bem mais precioso, como o próprio nome já diz, é a informação. Rumores fazem despencar bolsas, uma informação mal contada pode levar países a bancarrota, segredos privilegiados podem transformar qualquer vendedor de cachoro quente em um novo magnata. Os conhecedores dos poderes quase milagrosos da informação detêm um monopólio cada vez maior desse bem precioso. O conhecimento que poderia ser usado na intenção de engrandecer a humanidade como um todo e promover uma melhor comprensão de si e das coisas à sua volta, se transforma, ou se mantém, no mesmo status de um bem material qualquer, sob a regência das flutuações do mercado. E as leis, que segundo dizem alguns, deveriam proteger o cidadão e elevar a todos à um nível de igualdade, misteriosamente são moldadas a partir dos interesses desses mercadores de informação.

Os homens que agora restringem o conhecimento protegidos por leis absurdas se esquecem que eles próprios se aproveitam do conhecimento deixado pelas gerações passadas portadoras de pontos de vistas para além do seu próprio umbigo, consideravam que suas idéias poderiam beneficiar as gerações futuras de um modo geral para além dos poucos que podem pagar. Foi neste contexto de desigualdade crescente que um grupo de bravos tomados de grande furor e espírito desbravador jogou sua nau na rede e hasteou a bandeira negra para terror e desespero do império. A distribuição de livros de forma gratuíta mais do que a simples violação de leis que consideramos injustas é acreditar que através do conhecimento, cultura e arte podemos buscar ser algo melhor, é não temer o futuro e acima de tudo teimar em ter esperança no homem.