Psicodélico: A Maconha na Índia

sábado, 9 de fevereiro de 2013

A Maconha na Índia


Em alguns lugares ela já é liberada para uso medicinal, em outros sua liberação ainda encontra-se em discussão. Uma das mais antigas e conhecidas drogas, a maconha é referência em campanhas contra uso de entorpecentes, porém, este equívoco, vem custando muito a sociedade, já que a repressão desta droga aumenta o preço da mesma e gera uma violência lastimável, principalmente contra as classes pobres.

Em outros lugares, a maconha tem um grande vínculo religioso, como é o caso da Índia, o responsável pela destruição e renovação do universo,  a planta  é considerada um presente do deus para o homem. Diz a mitologia indiana que a erva surgiu de Shivaquando em certa ocasião, extasiado com um banquete que lhe foi oferecido por sua esposa Parvati, babou,  e do contato de sua saliva com a terra surgiu a planta abençoada.

Uma bebida feita a base de leite e maconha chamada Bhang é utilizada como veiculo de ligação entre o homem e o deus do panteão hindu . Todos os anos acontecem festividades no país, como o Mahâshivarâtri  

”Grande noite de Shiva”, onde os devotos passam um dia inteiro de rituais  em jejum e no dia seguinte consomem  uma grande quantidade de Bhang

Outra festa tradicional na India é  o festival de Holi, onde os participantes se reúnem em praças abertas e promovem uma guerra de cores, atirando pigmentos coloridos uns nos outros. Nesta data festiva também se consome grandes quantidades de maconha através do Bhang e de bolinhos que são ingeridos em oferenda a Shiva.

O Haxixe conhecido também como charas é consumido diariamente em grandes quantidades pelos Sadhus, religiosos renunciantes que abrem mão dos bens materiais e passam a morar na  rua meditando, fazendo oferendas a deus e vivendo de doações.  O uso do haxixe é feito em cachimbos tradicionais chamados chilums que representam  o corpo de Shiva,  o charas  representa a mente de Shiva, e a fumaça  a divina influência do deus com sua misericórdia.

Comprar maconha na India não é ilegal, existem lojas chamadas Bhang Shops onde se pode comprar a erva e derivados como a bebida sagrada e biscoitos.
Turistas de todo o mundo vão a India em busca de iluminação espiritual e a maconha de acordo com praticantes nativos pode ser uma ferramenta indispensável nessa busca.

Nenhum comentário: