Psicodélico: Pesquisa psicodélica nas notícias .

sábado, 11 de dezembro de 2010

Pesquisa psicodélica nas notícias .

Pesquisa psicadélica nas notícias Embora tenham sido feitas muitas pesquisas científicas sobre substâncias psicodélicas nos anos 60, o assunto tornou-se tabu ao ser introduzida a lei de controlo de substâncias no princípio dos anos 70. Agora, através de protocolos estritos e salvaguardados, estão a ser aprovados e conduzidos cada vez mais estudos. Os média também parecem estar a par do que se passa.

Um pequeno sumário de artigos e eventos recentes:

Conferência da MAPS
A MAPS (associação multidisciplinária para estudos psicadélicos) é uma organização não comercial e educacional. A MAPS tem um papel importante no levantamento de fundos e iniciação de projectos de pesquisa envolvendo substâncias psicadélicas.
A conferência da MAPS de 2010 reuniu peritos internacionais sobre substâncias psicadélicas, e foi a maior conferência do género a ter lugar nos Estados Unidos em 17 anos. A conferência de 2010 foi considerada extremamente bem sucedida, com numerosos oradores apresentando as suas pesquisas actuais e futuras sobre substâncias psicadélicas.

Scientific American e DMT
O bloguista convidado John Horgan escreveu recentemente uma publicação sobre DMT e ayahuasca.

Scientific American e MDMA
Apenas dias mais tarde, o website da Scientific American publicou também um artigo sobre MDMA e a sua eficácia no alívio do transtorno de stresse pós-traumático (TSPT). Na conferência da MAPS, o psiquiatra e pesquisador Michael Mithoefer reportou prometedores resultados intermediários num estudo com 21 pacientes. Após duas ou três sessões com MDMA, os pacientes sentiram enormes reduções dos sintomas, sendo estes medidos por uma escala geral de PTSD. Após uma média de 3 anos e meio, 13 a 16 pacientes que mantiveram contacto com os pesquisadores já não apresentam sintomas de TSPT.

New York Times
Num artigo publicado na primeira página do New York Times, discutem-se os mais recentes desenvolvimentos e descobertas no campo da pesquisa psicadélica. Mais de 350 leitores comentaram sobre este artigo!

Playboy (pdf)
Até a revista Playboy dedicou um artigo com nada menos que 9 páginas à “renascença psicadélica”.

Stanislav Grof
Grof é conhecido pelos seus estudos primordiais sobre LSD e os seus efeitos na psique – o campo da psicoterapia psicadélica. Neste artigo do website da Alternet descreve-se como Stanislav Grof teve um papel fundamental no despontar da nova era da pesquisa psicadélica.

Se quiseres falar sobre assuntos psiconáuticos, visita o Psychonaut.com.

Nenhum comentário: