Psicodélico: Tudo sobre as drogas - Almanaque é lançado para informar quais os efeitos reais dos entorpecentes

terça-feira, 12 de junho de 2012

Tudo sobre as drogas - Almanaque é lançado para informar quais os efeitos reais dos entorpecentes


Fonte : Revista Galileu
Editora Globo
PARA DEBATER: Política, economia e saúde estão em Almanaque das Drogas, livro que pretende informar ao público quais os efeitos dos entorpecentes
O jornalista Tarso Araújo, que editou a reportagem de capa desta edição, terá publicado, na segunda quinzena de maio, O Almanaque das Drogas (Editora Leya, R$ 69). Aproveitando que ele estava em nossa redação, dei uma lida na prova do seu livro e, perto da máquina de café, o abordei: “ô, Tarso, vem cá: topa uma entrevista?”. No que ele aceitou, começamos a conversa reproduzida a seguir. 

* Na introdução do livro você fala que não quer incentivar nem demonizar o consumo de droga. E diz que o leitor deve tirar suas próprias conclusões. Mas o que você, autor, concluiu? 
Tarso: 
Cara, minha conclusão é que as pessoas sabem muito pouco sobre as drogas. O melhor jeito de lidar com elas e com os problemas que elas eventualmente podem causar é se informar melhor. Por isso fiz o livro. A maioria das pessoas nem se dá conta que álcool e café, por exemplo, são tipos de droga que agem no cérebro. 

* Esse café que a gente está tomando é droga? 
Tarso:
 No livro trato de drogas psicoativas, que alteram o funcionamento do cérebro. Cafeína é uma delas, por isso está lá. 

* Você fala que o homem usa drogas desde milhares de anos antes de Cristo. E que isso está associado a religiões. Como é essa história? 
Tarso:
 As religiões xamânicas, em geral, usavam drogas para falar com Deus. Existem registros do uso de plantas alucinógenas por povos ali da região do Irã, em livros sagrados de antes de 4000 a.C. Eles faziam infusões de ervas alucinógenas e essa bebida era a parte central do culto de duas religiões ancestrais, que deram origem ao hinduísmo e ao zoroastrismo. O nome usado para a bebida era o mesmo usado para Deus: haoma ou soma, dependendo da religião. 

* Maconha é antiga também? 
Tarso:
 Existem registros do uso da maconha como droga psicoativa na China, há cerca de 2000 a.C. 

* E quando surgiu a proibição? 
Tarso:
 É uma coisa de 100 anos atrás. A humanidade passou milhares de anos usando drogas e só começou a proibir nos últimos 100. Isoladamente, há registro de proibição desde o século 16, pelo menos. Os chineses, por exemplo, proibiram o fumo por razões econômicas. Na Europa algumas dioceses ficavam enfurecidas porque os padres passaram a fumar tabaco durante a missa. Proibiram. Mas a proibição como doutrina começou no começo do século 20. 

* Para finalizar: qual é a droga mais perigosa afinal? 
Tarso:
 Depende do critério. Para a saúde, crack e metanfetamina estão entre as piores, mas a nicotina é uma das que mais vicia. Para a sociedade, álcool e tabaco são muito prejudiciais, porque também são as mais populares. A conta delas é alta. Mas o importante é saber que até beber água pode ser perigoso. Paracelso, um alquimista, dizia: o que faz o veneno é a dose.

Nenhum comentário: