Psicodélico: Fumantes de maconha não põem em risco a saúde de seus pulmões, diz estudo

sábado, 10 de março de 2012

Fumantes de maconha não põem em risco a saúde de seus pulmões, diz estudo


Algumas tragadas no bong uma vez ou outra não parece ter qualquer efeito prejudicial para a saúde do pulmão, sugere um novo estudo.

Pesquisadores descobriram que várias medidas de função pulmonar na verdade melhoraram um pouco conforme jovens relataram o uso de mais maconha - pelo menos até alguns milhares de tragos na vida.

"Não há dúvida, se você já assistiu a um filme Harold & Kumar, a maconha provoca uma tosse", disse o Dr. Stefan Kertesz, da Universidade do Alabama em Birmingham, que trabalhou no novo estudo. Mas as perguntas permaneceram sobre o efeito da droga a longo prazo sobre o funcionamento do pulmão.

"Estudos anteriores tiveram resultados mistos", explicou Kertesz. "Alguns têm sugerido um aumento das taxas de fluxo de ar do pulmão e do volume de pulmão (com fumar maconha), e outros não descobriram isso. Outros têm encontrado indícios de dano."

Enquanto a fumaça da maconha tem um monte das mesmas toxinas como fumaça de cigarro, acrescentou, as pessoas que usam maconha tendem a fumar menos por dia do que usuários de tabaco que fumam cigarros. Isso e o método de inalação pode oferecer alguma proteção relativa do pulmão, os pesquisadores têm proposto.

Ainda assim, os resultados não deixam a maconha de fora das consequências a longo prazo na saúde.

"Eu acho que muito mais trabalho terá de ser feito para fazer quaisquer declarações sobre segurança", disse Jeanette Tetrault, pesquisadora de abuso de substâncias na Yale School of Medicine em New Haven, que não estava ligada à uma nova pesquisa.

"Estas são apenas duas medidas de função pulmonar e realmente não pintam o quadro inteiro" dos potenciais efeitos da maconha sobre os pulmões, diz ela.

Os novos dados vêm de um estudo de longo prazo de mais de 5.000 jovens adultos em Oakland, Chicago, Minneapolis e Birmingham. De 1985 até 2006, os pesquisadores pediram regularmente aos participantes sobre o seu uso passado e atual de cigarros e maconha. Eles também testaram a quantidade de ar nos pulmões que poderiam segurar e a taxa máxima de fluxo de ar para fora de seus pulmões.

Não surpreendentemente, os pesquisadores descobriram que quanto mais cigarros seus participantes fumavam ou haviam fumado no passado, pior seus pulmões realizavam ambos os testes.

Mas pelo menos em níveis moderados de fumar maconha, isso não parecia ser o caso - na verdade, a tendência era reversa.

O volume pulmonar e as taxas de fluxo de ar aumentaram com cada "ano de cigarro de maconha" - o equivalente a 365 cigarros de maconha ou cachimbos - os participantes disseram que nunca fumaram, até cerca de sete cigarros de maconha por ano, ou cerca de 2.555 cigarros de maconha.

Se fumar maconha pode aumentar os riscos de certos tipos de câncer, isso ainda é controverso.

"Pessoas que estão usando maconha para fins medicinais ou recreativos, pelo menos, podem ter certeza de que eles não estão prejudicando seus pulmões desta forma."

Fonte:
Reuters

Nenhum comentário: