Psicodélico: 10 Dicas Básicas no Cultivo de Cactos

quinta-feira, 24 de julho de 2008

10 Dicas Básicas no Cultivo de Cactos


10 Dicas Básicas no Cultivo de Cactos

1) Não exagere na água
Não enxarque os cactos, isso é muito importante!
Durante o período de crescimentos, os cactos precisam de mais água do que no período de dormência. Como regra geral para plantas, só deve ser regadas quando o solo estiver seco da rega anterior. Tenha sempre certeza que os furos de drenagem não estão obstruídos. Durante o período de dormência (inverno) as plantas devem ser regadas. Excesso de água causa danos as raizes. Em caso de dúvidas é mais seguro esperar alguns dias, tenha em mente que cacto em ambiente natural passam por longos períodos de secas e eles não são "projetados" para se desenvolverem em solos constantemente molhados.

2) Coloque o cacto em um local luminoso
A maioria dos cacto se desenvolvem melhor quando recebem pelo menos algumas horas de sol pleno por dia durante a época de crescimento. Isso não quer dizer que eles não crescam em uma janela virada para o norte, mas se desenvolverão mais devagar e menores. Em todo caso, pode-se deixá-lo perto de uma janela. Não espere que um cactus no meio da sala irá crescer de forma adequada. Cacto que não receberem luz o suficiente, irão "estiriolar", irão se esticarem em busca de luz e apresentarão cores verde claro ou em casos extremos amarelo/branco. A região estiriolada é muito mais fina que o normal e será sempre visível mesmo após o cacto voltar a crescer em condições ideais. Não coloque mudas jovens expostas diretamente ao sol! Se elas se tornarem rosa/roxa estão recebendo muita luz.

3) Use um fertilizante especial para cacto
Ferilizantes liquidos podem ser usados espirrando (via borrifador) somente na faze de crescimento ativo. Use um fertilizante com baixos níveis de nitrogênio como 5-10-10 (NPK) ou similar a cada 2-3 meses. Os fertilizantes para cactus disponíveis também servem desde que tenham baixos níveis de nitrogênio.

4) Use um solo especial para cactos
Os substratos para solos disponíveis normalmente, não servem para a maioria dos cactos, esses substratos ficam demasiadamente molhados, o que promove danos as raízes a a haste.
Na maioria dos paises é possível comprar substrato próprio para cactos em lojas de jardinagem.

5) Use o vaso certo
Quando for trocar de vaso, troque por outro um pouco maior que o atual. Se o cacto vier sem um vaso, olhe o tamanho da "bola de raízes" (rootball) e use um vaso que seja cerca de 1 cm maior dos lados e o fundo. Um vaso muito grande pode levar ao enxarcamento do solo e irá danificar a raiz. Certifique-se sempre de haver furos no vaso para que ocorra a drenagem. Se tiver de escolher entre vasos de plástico ou argila, considere que nos vasos de argila, você terá de regar duas vezes mais do que nos de plásticos. Para iniciantes, os potes de argilas são os mais indicados pois drenam o solo mais rápido evitando o exarcamento do mesmo. Sob condições de muito calor os vasos de argila podem se tornar inviável por secar muito rápido o solo.

6) Regue seus cactos por baixo
Para se prevenir o surgimento de pontos na haste e nas raízes, as regas devem ser feitas preferencialmente por baixo do cacto. Coloque o vaso com o cacto em cima de uma tigela ou pote e adicione água na tigela. O solo irá absorver a água por baixo e manterá a haste seca. Descarte a água que sobrar após alguns minutos (se sobrar). Em caso das plantas estarem a pleno sol e a rega for feita por cima, poderão ocorrem queimaduras, visto que as gotas atuam como mini-lentes concentrando os raios solares.

7) Preste atenção quanto as pestes
A maioria dos insetos são branco / cinzas de cerca de 3mm de largura. Plantas infectadas geralmente ficam cobertas com "wooly spots" e uma substância de aspecto viscoso que é deixada pelos insetos. Pequenas infestações podem ser controladas sem o uso de pesticidas, simplesmente removendo a parte infectada com um estilete ou bisturi. Não recomendamos o uso de álcool no tratamento dessas plantas.
Grandes infestações podem ser tratadas com inseticida, sempre observando as normas de segurança e regulamentos locais sobre o uso de inseticidas.

8) Não atrapalhe o aparecimento de brotos e a floração
Se você quiser que os seus cactos apresentem flores, você não poderá movê-lo ou virá-lo durante a formação dos brotos. Choques fortes durante a formação podem fazer que os cactos perca todos os brotos.

9) Não regue demais o seu cactos!
Só para ter certeza que você não esqueceu: Não regue demais o seu cacto!

10) Relaxe
Não se preocupe, cactos são uma das plantas mais fáceis e resistentes de serem cuidadas. Em caso de dúvida se deve ou não regar, apenas não regue. Seria exagero dizer que cactos se desenvolvem mesmo quando negligenciado, mas existe uma certa verdade nisso.

Fonte: mushmush.nl/

18 comentários:

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Cátia disse...

Obrigada pelos conselhos vão ser muito úteis

Livia Lima disse...

Bom Dia,

Ganhei um cacto e estou muito em duvida sobre a rega e o solo. Ele veio em um vasinho ele é pequeno ainda e viajou de avião comigo, ai já viuse saculejou todo no voo. moro em um lugar umido, no Pará, gostaria de saber o que fazer quanto a forma de regar...

Grata,

Livia Lima disse...

Bom Dia,

Ganhei um cacto e estou muito em duvida sobre a rega e o solo. Ele veio em um vasinho ele é pequeno ainda e viajou de avião comigo, ai já viuse saculejou todo no voo. moro em um lugar umido, no Pará, gostaria de saber o que fazer quanto a forma de regar...

Grata,

Bianca disse...

Estou com uma duvida eu tenho um cacto e ele ja esta bem grande. Mas vao levantar um muro bem no lugar onde ele esta. Eu nao quero perder ele. Sera que posso mudalo de lugar?
Ele ja da frutos e deve ter mais de 1 metro de altura. Como faço?

www.pokemonadventure.com.br disse...

Cactos são monocotiledoneas, logo, possuem raiz em cabeleira, o que facilita a regeneração se parte das raízes for destruida. Envolva o cacto com sacos, jornais ou toalhas velhas. Amarre com fita adesiva ou barbante. Escave em torno da planta, tentando deixar um volume de terra com raízes em torno de seu caule ("torrão"). Faça uma boa cova no local definitivo, já fertilizando com esterco curtido ou composto.Desembrulhe o cacto e deixe-o e local à sombra sem regar por uma semana, para cicatrizar os ferimentos. Plante-o e deixe uma vara de bambu ou coisa semelhante para evitar que tombe.

Andrea Parreiras disse...

Puxa obrigada de coração por tdas
todas dicas maravilhosas meu cactus já esta do meu tamanho 1:66cm e eu estava cheia de dúvidas pois ele esta num vaso de plastico obrigada BJ*

amanda disse...

Ganhei um cacto bola e ele veio encharcado pq era vaso de argila e não tinha furos... mudei para um de plástico com furos..Mesmo assim estou preocupada que ele morra :(

amanda disse...

Ganhei um cacto bola e ele veio encharcado pq era vaso de argila e não tinha furos... mudei para um de plástico com furos..Mesmo assim estou preocupada que ele morra :(

Ana Green disse...

Boa noite! Puxa como foi esclarecedor. Você foi a única pessoa que vi falando sobre não mexer quando estiver com o botão.. Olha foi justamente o que aconteceu com o meu. EStava com vários botõezinhos e adivinha: eu tinha lido que a flor abre durante a noite. como fui pra casa dos meus pais levei o bichinho. Ahhhh qual foi o meu erro.. eles começaram a murchar... fiquei tão triste.. estava indo tão bem.. :( será que vai dar mais flores ou não?

Obrigada

Cintia Duque disse...

Boa noite, meu cacto está amarelaamarelandoito muito frio em São Paulo.
Ele está num verde claro e parece meio murcho em algumas partes.
De noite tenho enrolado ele num plasticp para nao pegar muita geada.
Estou agindo certo?O que mais posso fazer para salva-lo?
Esta planta eh muito importante para mim pois ganhei de uma tia que faleceu.
Desde ja obrigada!

ana Lessa disse...

Ola,comprei um cacto filhote,que vai crescer.Ele veio dentro de um vaso e coloquei dentro de outro maior.Eu moro em Sao Paulo,esta frio nessa epoca e o cacto fica na sacada do lado de fora.Estou triste porque ele esta todo floridinho mas esta amarelando.Pega sol de dia e geada a noite.Molhei uma vez so.A terra esta seca.Por favor me ajudem....Desde ja obrigada.

Unknown disse...

Meus cactos ficam de cor diferente, as folhas ficam sem o verde ideal da planta.
Não tem a mesma vida de qd compro.
Como resolver isso?

Giovana Silva disse...

Olá, ganhei um cacto bebê e realmente amei o formato dele! Gostaria de saber se ele, mesmo depois de crescer, continuará com o mesmo formato? O post foi de muita ajuda! Obrigado!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Meus mini cactos estão em uma mistura por enquanto de terra comum com areia, 2 partes de cada, pegam sol na parte da manhã, tenho regado um pouco, segundo vi de informações, uma vez na semana, percebo q eles ñ estão crescendo, um deles, q tem uns mini espinhos bem fininhos, brancos, como se fossem florezinhas, está mole demais, mas retirei a mistura cuidadosamente, e vi q as raizezinhas continuam lá...
Obs.: Moro no sul de MG.

Lena Granado disse...

Tenho um cacto peruvianus monstro. Esta com 50 cm e lindo. Esta no mesmo lugar desde que chegou pequeno. Já replantei para um vaso para seu tamanho a um ano. Hj mexi no vaso para varer e percebi a parte de trás que toma menos sol que a base esta marrom sem a cor verde azulada dele. Será falta de sol? A cor volta se virar este lado para o sol ?

Maria de Lourdes de Lima Oliveira disse...

Obrigado que Deus abençoe gostei muito das dicas amei