Psicodélico

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Comunicação programada durante experiências com DMT
Psychedelic Review No. 8, 1966


por Timothy Leary



Durante os primeiros dois anos do Harvard Psychedelic Research Project (Projeto de Pesquisa Psicodélica de Harvard) circularam rumores sobre um "poderoso" agente psicodélico chamado dimetiltriptamina: ou DMT. O efeito dessa substância deveria durar menos que uma hora e produzir efeitos estilhaçantes e aterrorizadores. Dizia-se que era a bomba atômica da família psicodélica.



O farmacologista húngaro Stephen Szara foi quem primeiro reportou, em 1957, que as substâncias N,N-Dimetiltriptamina (DMT) e N,N-Dietiltriptamina (DET) produziam efeitos no homem similares ao LSD e mescalina. A única diferença era na duração: enquanto LSD e mescalina tipicamente duravam de 8 a 10 horas, o DMT durava de 40 minutos a uma hora, e o DET de duas a três horas. Também foi relatado que os homólogos dipropiltriptamina e dibutiltriptamina eram ativos, mas menos potentes. A substância-mãe, triptamina, por si só não tem efeito. Quimicamente, o DMT está intimamente relacionado com a psilocibina e a psilocina (4-hidroxi-N-dimetiltriptamina), assim como à bufotenina (5-hidroxi-N-dimetiltriptamina). O mecanismo de ação do DMT e componentes relacionados ainda é um mistério científico. Como LSD e psilocibina, o DMT tem a propriedade de aumentar o modificação metabólica da serotonina no corpo. Uma enzima capaz de converter triptamina natural do corpo em DMT foi recentemente descoberta em alguns tecidos de mamíferos. Isso sugere que pode haver mecanismos para o corpo converter substâncias internas naturais em componentes psicodélicos. (1,2,3,4,5).



O DMT foi identificado como um dos componentes da semente Mimosa hostilis, de onde os índios Pancaru do Pernambuco, Brasil, preparam uma bebida alucinógena que eles chamam de Vinho da Jurema. Também é, junto com a bufotenina, um dos componentes das sementes da Piptadenia peregrina, de onde os índios do Orinoco Basin e Trinidad preparam um pó alucinógeno que eles chamam de yopo (6).



William Burroughs experimentou a substância em Londres e relatou-a nos termos mais negativos. Burroughs estava trabalhando na época em uma teoria da geografia neurológica -- algumas áreas corticais seriam celestiais; outras, diabólicas. Como exploradores chegando a um novo continente, seria importante mapear as áreas amistosas e as hostis. Na cartografia farmacológica de Burroughs, o DMT lançava o viajante em um território estranho e decididamente não amigável.



Burroughs contou uma história interessante sobre um psiquiatra em Londres que experimentou DMT com um amigo. Após alguns minutos, o assustado amigo começou a pedir ajuda. O psiquiatra, ele mesmo já rodopiando em um universo de pigmentos móveis e vibratórios, alcançou sua agulha hipodérmica (que já tinha se fragmentado em um composto trêmulo de mosaicos ondulares) e se inclinou para aplicar o antídoto. Para seu desgosto, seu amigo -- se contorcendo de pânico -- foi subitamente transformado em um réptil serpenteante, encrustado de jóias e faiscante. O dilema do doutor: onde aplicar uma injeção intravenal em uma cobra marciana-oriental se debatendo?



Alan Watts tinha uma história de DMT a contar. Ele experimentou a droga como parte de uma pesquisa na Califórnia e tinha planejado provar que poderia manter controle racional e fluência verbal durante a experiência. O equivalente mais próximo disso seria tentar uma descrição momento-a-momento das reações de alguém que foi atirado de um canhão atômico de neon bizantino. O Dr. Watts deu uma descrição assombrada sobre fusão perceptiva.



No outono de 1962, durante uma série de três dias de palestras na Southern California Society of Clinical Psychologists, me encontrei em uma discussão com um psiquiatra que estava coletando dados sobre o DMT. Ele havia ministrado a droga para mais de 100 cobaias e apenas 4 tiveram experiências prazeirosas. Isso era um desafio para a hipótese de "ambiente-condição" (set-setting). Conforme nossas evidências -- e alinhado com nossa teoria -- encontramos poucas diferenças entre drogas psicodélicas. Estávamos ceticamente convencidos que as elaboradas variações clínicas alegadamente encontradas em reações a diferentes drogas eram puro folclore psicodélico. Estávamos firmes em nossa hipótese de que drogas não têm efeitos específicos na consciência, com exceção daqueles da expectativa, preparação, clima emocional e relações com o "fornecedor" da droga -- fatores responsáveis por todos os diferentes tipos de reação.



Estávamos ansiosos para ver se a lendária "droga do terror", o DMT, se enquadraria na teoria do "ambiente-condição".



Uma sessão foi arranjada. Fui para a casa do pesquisador, acompanhado de um psicólogo, um monge Vedanta e duas amigas. Após uma longa e amigável discussão com o médico, o psicólogo deitou em um sofá. A cabeça de sua amiga repousava em seu peito. Me sentei na extremidade do sofá, sorrindo reconfortantemente. Uma dose intramuscular de 60 mg de DMT foi aplicada.



Em dois minutos, o rosto do psicólogo já estava brilhando de alegria serena. Pelos próximos 25 minutos ele respirou profundamente e murmurou de prazer, mantendo um relato divertido e de êxtase sobre suas visões.



"Os rostos na sala se tornaram mosaicos de bilhões de faces em tons ricos e vibrantes. As características faciais de cada um dos observadores em volta da cama eram a chave para suas heranças genéticas. Dr. X (o psiquiatra) era um índio americano bronzeado com pintura cerimonial completa no corpo; o monge hindu era um profundo e espiritual habitante do meio-oeste com olhos que, de uma só vez, refletiam perspicácia animal e a tristeza de séculos; Leary era um irlandês malandro, um capitão com pele encouraçada e rugas nos cantos de olhos, que já haviam olhado longa e duramente o inescrutável, um comandante aventureiro ansioso por mapear novas águas, explorar o próximo continente, exsudando a confiança que vem com a bem-humorada consciência cósmica de sua missão -- genética e imediata. Próximo a mim, ou melhor, sobre mim, ou melhor, dentro de mim, ou melhor, além de mim: Billy. A pele dela estava vibrando em uma harmonia com a minha. Cada estalar de músculo, o exato curso do sangue em suas veias... era um assunto de intimidade absoluta... Mensagens do corpo de uma suavidade e sutileza tanto estranhamente eróticas quanto deliciosamente familiares. Profundamente dentro, um ponto de calor em minha virilha lentamente -- mas poderosa e inevitavelmente -- irradiou por todo meu corpo até que cada célula se tornou um sol emanando seu próprio fogo originador da vida. Meu corpo era um campo de energia, um conjunto de vibrações com cada célula pulsando em fase com todas as outras. E Billy, cujas células agora dançavam a mesma dança, não era mais um entidade discreta, mas uma parte ressonante do conjunto único de vibrações. A energia era amor".



Exatamente 25 minutos após a administração, o psicólogo sorriu, suspirou, sentou jogando as pernas no lado do sofá e disse: "Durou por um milhão de anos e uma fração de segundo. Mas acabou e agora é a sua vez".



Com esse precedente assegurador, tomei posição no sofá. Margaret sentou no chão segurando minha mão. O psicólogo sentou ao pé do sofá, irradiando benevolência. A droga foi administrada.



Minha primeira experiência com DMT



"Minha experiência com DMT ocorreu na mais favorável condição. Tínhamos acabado de presenciar a experiência extática de meu colega e a radiância de sua reação forneceu uma estrutura otimista e segura. Minhas expectativas eram extremamente positivas."



"Cinco minutos após a injeção, deitado confortavelmente na cama, senti os sintomas típicos da aproximação psicodélica -- uma soltura somática prazeirosa, um afinamento sensitivo a sensações físicas."



"Olhos fechados... visões típicas de LSD, a beleza rara do maquinário retinal e físico, transcendência da atividade mental, desapego sereno. Consciência reconfortante da mão de Margaret e a presença de amigos."



"De repente, abri meus olhos e sentei... a sala era celestial, brilhando com iluminação radiante... luz, luz, luz... as pessoas presentes estavam transfiguradas... criaturas que pareciam deuses... estávamos todos unidos em um organismo. Abaixo da superfície radiante pude ver o delicado e fantástico maquinário de cada pessoa, a rede de músculos, veias e ossos -- excelentemente lindo e unido, tudo parte do mesmo processo."



"Nosso grupo estava comungando uma experiência paradisíaca -- cada um no seu turno estava recebendo a chave da eternidade -- agora era a minha vez, eu estava experimentando esse êxtase pelo grupo. Mais tarde, outros iriam embarcar. Éramos membros de uma coletividade transcendente."



"O Dr. X me auxiliou delicadamente... me deu um espelho onde vi meu rosto como um retrato em vidro manchado."



"O rosto de Margaret era como o de todas as mulheres -- esperta, bela, eterna. Seus olhos eram completamente femininos. Ela murmurou exatamente a mensagem certa: 'Pode ser sempre desse jeito'."



"A incrível unidade complexa do processo evolutivo -- incrível, infinita em sua variedade -- por quê? Para onde está indo? etc... etc. As velhas perguntas e então a gargalhada de aceitação divertida, extática. Demais! Muito! Esqueça! Não pode ser deduzida. Ame-a em gratidão e aceite! Iria me inclinar para buscar significado na face tingida e chinesa de Margaret, mas caí de volta no travesseiro em reverência. Gargalhada estupefata."



"Gradualmente, a iluminação brilhante foi recuando para o mundo tridimensional e me sentei. Renascido. Renovado. Radiante com afeição e reverência."



"Essa experiência me levou ao ponto mais alto da iluminação com um enteógeno -- um satori -pedra-preciosa. Foi menos interno e mais visual e social que minhas experiências usuais com LSD. Não houve um segundo de medo ou emoção negativa. Só alguns momentos de paranóia benigna (agente do grupo divino etc)."



"Fui deixado com a convição de que o DMT oferece muito potencial como um gatilho transcendental. A brevidade da reação tem muitas vantagens -- fornece segurança com a certeza de que acabará em meia hora e pode possibilitar a exploração precisa de áreas transcendentais específicas."



Ambiente-condição na experiência programada



Imediatamente depois de minha primeira viagem com DMT, a droga foi administrada ao monge hindu. Esse dedicado homem esteve 14 anos em meditação e renúncia. Era um sannyasin, ordenado para vestir o manto sagrado laranja. Ele havia participado de diversas sessões com drogas psicodélicas, com resultados extremamente positivos, e estava convencido de que a estrada bioquímica para o samadhi era não apenas válida mas talvez o método mais natural para pessoas vivendo em uma civilização tecnológica.



Sua reação ao DMT foi, contudo, confusa e desconfortável. Catapultado na súbita perda do ego, ele lutou para racionalizar sua experiência em termos de técnicas hindús clássicas. Se manteve olhando indefeso e perdido para o grupo. Prontamente, em 25 minutos ele se sentou, riu e disse: "Que viagem foi essa?! Realmente terminei preso em alucinações cármicas!".



A lição era clara. O DMT, como outras chaves psicodélicas, podia abrir uma infinidade de possibilidades. Mas ambiente, condição, sugestionabilidade e estrutura da personalidade estavam sempre lá como filtros, através dos quais a experiência extática podia ser distorcida.



Na volta a Cambridge, arranjos foram feitos com uma empresa farmacêutica e com nosso consultor médico para conduzirmos uma pesquisa sistemática com a nova substância. Durante os próximos meses fizemos mais de 100 sessões -- no início, exercícios de treino para pesquisadores experientes e, depois, testes com pessoas completamente inexperientes em assuntos psicodélicos.



A porcentagem de sessões de sucesso, extáticas, foi alta -- acima de 90%. A hipótese ambiente-condição claramente contou a favor do DMT, em relação a experiências positivas. Mas havia certas características definidas da experiência que eram notavelmente diferentes de psicodélicos clássicos -- LSD, psilocibina e mescalina. Primeiro de tudo, a duração. A transformação de 8 horas do LSD foi reduzida para 30 minutos. A intensidade também era maior. Isso significa que o estilhaçamento da percepção "aprendida" das formas, o colapso da estrutura adquirida, era muito mais pronunciado. "Olhos fechados" produziam uma suave, silenciosa, na velocidade da luz, dança redemoinhante de formas celulares incríveis -- acre sobre acre, milha sobre milha de formas orgânicas em giro suave. Uma volta de foguete convolutiva, acrobática e suave através da fábrica de tecidos. A variedade e irrealidade dos precisos, fantásticos e delicados mecanismos da maquinaria orgânica. Muitos que experimentam LSD reportam odisséias sem fim através da rede de túneis circulatórios. Não com DMT. No lugar disso, uma volta na nuvem sub-celular em um mundo de beleza móvel e ordenada que desafia a busca por metáforas.



"Olhos abertos" produziam um colapso similar da estrutura adquirida -- mas desta vez dos objetos externos. Rostos e coisas não mais tinham forma, mas eram vistos como um fluxo tremeluzente de vibrações (que é que elas são). A percepção de estruturas sólidas era vista como uma função de redes visuais, mosaicos, teias de energia luminosa.



A transcendência do ego-espaço-tempo foi o relato mais frequente. As pessoas frequentemente reclamavam que se tornavam tão perdidas no amoroso fluxo de existências infinitas que a experiência terminava muito rápido, e era tão suave que faltavam pontos de referência para tornar as memórias mais detalhadas. As costumeiras referências de percepção e memória estavam faltando! Não podia haver memória da sequência de visões porque não havia tempo -- e nenhuma memória de estrutura porque o espaço foi convertido em um processo fluído.



Para lidar com esse problema, instituímos sessões programadas. Seria solicitado que a pessoa respondesse a cada dois minutos, ou ela seria apresentada a um estímulo para resposta a cada dois minutos. Os pontos de referência seriam, assim, fornecidos pelo pesquisador -- a sequência temporal poderia ser quebrada em estágios e o fluxo de visões seria dividido em tópicos.



Como exemplo de uma sessão programada usando DMT, vamos considerar o relatório que se segue. O plano para essa sessão envolveu a "máquina de escrever experimental". Esse dispositivo, descrito em uma artigo anterior (7), é projetado para permitir comunicação não-verbal durante sessões psicodélicas. Há dois teclados com dez botões para cada mão. As 20 teclas são conectadadas com um polígrafo de 20 canetas que registra uma marca em um rolo de papel em movimento cada vez que uma tecla é pressionada.



A pessoa precisa aprender os códigos de classificação da experiência antes da sessão e é treinada para responder automaticamente, indicando a área de sua consciência.



Nesse estudo foi combinado que eu seria questionado a cada dois minutos, para indicar o conteúdo de minha consciência.



A sessão aconteceu em uma sala especial, de 8 por 20, completamente coberta: teto, paredes e piso, por telas indianas alegres e coloridas. A sessão seguiu o modelo de "revezamento de guia": outro pesquisador, uma psicofarmacologista, iria agir como interrogador para minha sessão. O farmacologista então repetiria a sessão, com Leary como interrogador.



Às 20h10, recebi 60 mg de DMT



Deitado no travesseiro, arrumando almofadas... relaxado e aguardando... de certa forma entretido por nossa tentativa de impor referências ao conteúdo temporal no fluxo do processo... ruído, suor, zunindo... olhos fechados... de repente, como se alguém tivesse apertado um botão, a escuridão estática da retina é iluminada... fábrica gigante de relógios preciosos de brinquedo, a fábrica de Papai Noel... não impessoal ou arquitetada, mas alegre, cômica, leve. A dança evolucionária, zunindo de energia, bilhões de formas derivadas girando, estalando através de seus turnos determinados no suave balé...



2º MINUTO. TIM: ONDE ESTÁ VOCÊ AGORA? A voz de Ralph, declarativa, gentil... o quê? onde? você? olhos abertos... ali espalhados perto de mim estão dois insetos magníficos... pele polida, com metal brilhante, com jóias incrustadas... ricamente adornados, eles olham para mim docemente... queridos grilos venusianos radiantes... um tem um bloco em seu colo e está segurando uma caixa encrustada de jóias com brilhantes seções ondulantes trapezóides... olhar interrogativo... incrível... e perto dele o Sr. Grilo Diamante entra suavemente em vibrações... o Dr. Grilo Rubi-Esmeralda sorri... TIM ONDE ESTÁ VOCÊ AGORA?... move a caixa na minha direção... ah sim... tente dizer a eles... onde...



Aos dois minutos, o paciente está sorrindo de olhos fechados. Ao ser questionado ele abriu os olhos, olhou para os observadores curiosamente, sorriu. Quando a pergunta sobre orientação foi repetida ele deu de ombros, moveu seu dedo procurando a máquina de escrever e (com um olhar de tolerância entretida) golpeou a tecla de "atividade cognitiva". Ele então caiu de volta com um suspiro e fechou seus olhos.



Use a mente... explique... olhe para baixo nas caixas ondulantes... lutando para focar... use a mente... sim COGNITIVA... ali...



Olhos fechados... de volta ao workshop dançante... alegria... beleza incrível... a maravilha, maravilha, maravilha... obrigado... obrigado pela chance de ver a dança... tudo se encaixa junto... tudo se adequa ao padrão úmido, pulsante... um gigantesco penhasco acinzentado-branco, se movendo, cravado de pequenas cavernas e, em cada caverna, uma tira de antena de radar, insetos-elfos alegremente trabalhando, cada caverna a mesma, a parede cinza-branca infinitamente adornada por... infinitude de formas de vida... redes de energia alegres e eróticas...



4º MINUTO. TEMPO, ONDE ESTÁ VOCÊ AGORA? Rodando pela tapeçaria do espaço, vem um voz lá de baixo... voz terrestre bondosa e querida... base na Terra chamando... onde está você?... que piada... como responder... estou no tubo de ensaio borbulhante do alquimista cósmico... não, agora o pó de estrela cadente suave me explode gentilmente... rostos estilhaçados em mosaico de vidro manchado... Dr. Lagosta da Tiffany segura o cesto de seções trapezóides... olha para chave brilhante... onde está a chave venusiana do êxtase?... onde está a chave para a explosão estelar do ano 3000?... IMAGENS DE PROCESSOS EXTERNOS... sim... pegou a chave...



Aos quatro minutos, o paciente ainda estava sorrindo de olhos fechados. Ao ser contatado para reportar, abriu seus olhos e riu. Olhou para os observadores com olhos brilhantes, examinou o teclado da máquina de escrever experimental e apertou a tecla de IMAGEM DE PROCESSO EXTERNO. Então caiu de volta e fechou seus olhos.



Que bom... eles estão aqui embaixo... esperando... sem palavras aqui para descrever... eles têm palavras lá embaixo... ondas de formas coloridas girando... repicando alegremente... de onde eles vêm... Quem é o arquiteto... impiedoso... cada fábrica dançante e ondulante devorando a outra... me devorando... padrão cruel... o que fazer... terror... ah deixa vir... me devorem... me engolfem no oceano de bocas de flocos de neve... tudo bem... como tudo se encaixa... piloto-automático... está tudo pensado... tudo no piloto-automático... de repente meu corpo estala e começa a desintegrar... fluindo para o rio de energia... tchau... fui... o que eu era está agora absorvido em um flash de elétrons... dirigido através do espaço sideral em pulsos orgásmicos de movimentos de partículas... libertação... emitindo luz, luz, luz...



6º MINUTO. TIM, ONDE ESTÁ VOCÊ AGORA? Voz terrestre chamando... você aí em órbita nuclear... incorporação... agarre a partícula com feixe de energia... devagar... pare na estrutura do corpo... volte... com o abrir dos olhos a dança nuclear subitamente congela em forma fixa... vendo dois blocos de elétrons tremeluzindo... a galáxia Ralph chamando... a galáxia Sr. Ralph sorrindo... a dança de energia capturada momentaneamente na forma de robô amigável... olá... perto dele uma vela brilha... o centro da teia de um milhão de fechos de luz... a sala é capturada em uma rede de energia-luz... tremeluzindo... toda visão é luz... nada a enxergar a não ser ondas de luz... fótons refletidos do sorriso enigmático de Ralph... espera a resposta... fótons quicando das teclas da vibrante máquina de escrever... como é fácil transmitir uma mensagem... o dedo aperta IMAGENS DE PROCESSOS EXTERNOS...



Aos seis minutos, o paciente terminou de fazer caretas que pareciam ser de algum medo ou problema passageiro. Ao ser contatado para reportar, espiou pela sala e sem hesitar pressionou a tecla PROCESSOS EXTERNOS. Então fechou os olhos.



Olhos fechados... mas pós-imagens da chama da vela persistem... globos oculares presos em órbita em torno de um centro de luz interno... radiância celestial no centro de luz... luz do sol... toda luz é sol... luz é vida... vida, lux, luce, vida... tudo é uma dança de luz-vida... toda vida é o fio... carregando luz... toda luz é o frágil filamento de luz... som solar silencioso... transmitido das chamas do sol... luz-vida...



8º MINUTO. TIM, ONDE ESTÁ VOCÊ AGORA? No coração da explosão de hidrogênio do sol... nosso globo é um globo de luz... abrir os olhos joga cortina sobre o clarão do sol... olhos abertos trazem cegueira... trancam a radiância interna... vendo Deus em contraste-escuro segurando uma caixa de sombra... onde é a vida?... pressione a TECLA DA LUZ BRANCA. Aos oito minutos, o paciente, que estava deitado imóvel sobre as almofadas, abriu seus olhos. Sua expresão era de confusão, surpresa. Sem expressão, pressionou a tecla LUZ BRANCA.



Mantendo olhos fechados... parado... capturado... hipnotizado... toda a sala, paredes floridas, almofadas, vela, formas humanas todas vibrando... todas as ondas não tendo nenhuma forma... imobilidade terrível... apenas fluxo de energia silencioso... se você se mover, vai destroçar o padrão... todas as memórias de formas, significados, identidades... sem significado... foi... tudo é uma emanação impiedosa de ondas físicas... fenômenos são pulsos televisivos estalando através de um programa interestelar... nosso sol é um ponto em uma tela de TV astrofísica... nossa galáxia é um minúsculo agregado de pontos em um canto de uma tela de TV... cada vez que uma supernova explode é apenas aquele ponto na tela mudando... o ciclo de dez milhões de anos do universo é um flash de milissegundo de luz na tela cósmica que flui infinita e rapidamente com imagens... sentado imóvel... não desejando movimento ou impor movimento no padrão... ausência de movimento em movimento na velocidade da luz...



10º MINUTO. TIM, ONDE ESTÁ VOCÊ AGORA? Torre de controle transmitindo mensagem de averiguação... inundação de amor fantástico por podermos nos contatar... permanecemos em contato... onde estava aquele agregado mesmo... alucinando... metáforas de ficção científica... onde está a chave... ali... ALUCINAÇÕES EXTERNAS...



Dos oito aos dez minutos o paciente sentou-se imóvel, olhos abertos em um estado de transe. Não houve tentativa de comunicação. Contatado, ele se moveu devagar mas determinado e pressionou a TECLA DE ALUCINAÇÕES EXTERNAS.



Trechos do Questionário de Pesquisa preenchido depois da sessão: perda do espaço-tempo... fusão com fluxo de energia... vendo todas as formas de vida como ondas físicas... perda do corpo... existência como energia... consciência de que nossos corpos são blocos momentâneos de energia e de que somos capazes de nos afinar com padrões não-orgânicos... certeza de que processos vitais estão no "piloto-automático"... nada a temer ou se preocupar... a complexidade e infinitude do processo vital... entendimento repentino do significado de termos da filosofia indiana como "maya", "maha-maya", "lila"... insight dentro da natureza e diversos estados transcendentais... a vazia-luz-branca-do-não-conteúdo, êxtase da estruturação temporária da forma-meta-vida-inorgância da estrutura do código genético musical e o...



12º MINUTO. TIM, ONDE VOCÊ ESTÁ AGORA? Olhos abertos... risada... pego pela torre de controle vigilante ao orbitar em torno de uma área da mente terrena e descobridora... onde é a tecla para pensamentos terrenos?... alucinações... não, o jogo do pensamento... pressione TECLA COGNITIVA...



Do 10º ao 12º minuto, o paciente sentou olhando sem expressão e sem movimento para a parede da sala. Ao ser contatado, sorriu e pressionou a tecla COGNITIVA.



Acima da cabeça está a lâmpada coberta com enfeites de escurecimento para luz azul... circulando a sombra brilhante estão faixas ondulares... silenciosas... acenando... convidando... junte-se a dança... deixe seu robô... um universo inteiro de coreografias aéreas prazeirosas aguarda... sim, juntar-se a eles... de repente, como fumaça subindo de um cigarro, a consciência subiu... indo em caminhos de gaivota até a fonte da luz e, silenciosamente, para outra dimensão...



Do questionário de pesquisa: uma descrição do nível atingido é uma yoga em prosa além da realização atual... havia bilhões de cartas de arquivo, em hélice, que num passar de olhos me confortava com uma biblioteca sem fim de eventos, formas, percepções visuais -- não abstratas, mas empíricas... um bilhão de anos de experiências codificadas, classificadas, preservadas em claridade brilhante, pulsante e fria, que fazia a realidade ordinária parecer um show barato, fora de foco, esfarrapado, desengonçado, indeciso, gasto e de mau gosto... qualquer pensamento, uma vez pensado, instantaneamente se tornava vivo e piscava através do diafragma da consciência... mas ao mesmo tempo não havia ninguém para observar... eu... ele... aquele que está consciente... todos vibrando em uma visão eletrônica em technicolor, VEJA!, para aquele que tem estado cego por séculos...



14º MINUTO. TIM, ONDE VOCÊ ESTÁ AGORA? Oh, onde estamos agora?... oh, escute, aqui está onde estamos... uma vez havia um ponto elétrico brilhante... piscar repentino em lama pré-crambriana... o ponto se balança e se agita em uma contorção tremida com traços de alegria, cantoria, soluçar e calafrios... para cima... uma serpente começa a se torcer em direção à suave e quente fenda... minúsculo, do tamanho de um vírus... crescendo... o comprimento enorme de um bacilo microscópico... fluindo exultante, sempre cantando a melodia da flauta hindu... sempre explodindo, se esfoliando... agora do tamanho de uma raiz de musgo, zunindo através de espamos úmidos... crescendo... crescendo... sempre desfolhando sua própria visão... sempre cego, exceto pelo ponto frontal da luz-olho... agora correias de pele de cobra, sacudindo mosaicos de jóias ritmicamente, adiante como cobra... agora do tamanho de um tronco de árvore, sensual com o graxa espérmica correndo dentro... agora inchando em uma enchente de esticamento de tecido... rosa, corrente lamaçal de fogo melodioso... agora circulando o globo, apertando oceanos salgados verdes e montanhas marrom-argila entalhadas em um abraço constritor... serpente fluindo cegamente, agora uma torcida cobra de vértebras elétricas de um bilhão de milhas sem fim cantando a melodia hindu da flauta... cabeça de pênis palpitando... mergulhada em todos os odores, toda a tapeçaria colorida de tecido... contorcimento cego, serpente intumescida circular cega, cega, cega, exceto pelo único olho de jóia que, por um fragmento de piscar, a cada célula no desfile progressivo é permitido aquele momento cara-a-cara de insight de chama solar no futuro-passado.



TIM, TIM, ONDE VOCÊ ESTÁ AGORA? A torre de La Guardia repete solicitações de contato com um navio perdido além do abrangência do radar... onde?... sou o olho da grande cobra... uma dobra na pele da serpente, dando mergulhos trapezóides... registrando conteúdos da consciência... onde está você?... aqui... ALUCINAÇÕES INTERNAS.



Do 12º ao 14º minutos, o paciente sentou silenciosamente com olhos fechados. Ao ser contatado, falhou em responder e, após 30 segundos, foi contatado novamente. Então pressionou a tecla ALUCINAÇÃO EXTERNA.



A sessão continuou com interrupções de dois minutos até o 20º minuto no mesmo padrão: vôos atemporais pelos alucinantes campos de vibração de energia pura com repentinas contrações em direção à realidade para responder às questões do observador.O relatório da sessão preenchido no dia seguinte continha os seguintes comentários sobre esse método de sessão programada:Essa sessão sugeriu algumas soluções para o problema da comunicação durante experiências psicodélicas. A pessoa "lá em cima" está passando por experiências que rodopiam tão rápido e contêm conteúdo estrutural tão diferente de nossas formas macroscópicas familiares que ela, possivelmente, não consegue descrever onde está ou o que está experimentando. Considere a analogia do piloto de avião que perdeu a orientação e que fala com a torre de controle. O piloto está experimentando muitos eventos -- pode descrever as formações de nuvens, flashes de luz, a cristalização de gelo na asa visível da janela --- mas nada disso faz qualquer sentido para os técnicos da torre que tentam traçar o curso na linguagem tridimensional de navegação. A pessoa "lá em cima" não pode fornecer coordenadas. A equipe de controle no chão deve transmitir: "Cessna 64 Bravo, nosso radar mostra que você está a 15 milhas a sudoeste do Aeroporto Internacional. O brilho vermelho que você vê é o reflexo de Manhattan. Para entrar na rota para Boston você precisa mudar o curso em 57 graus e manter uma altitutde de 5500".



Mas a linguagem da psicologia não é sofisticada o suficiente para fornecer tais parâmetros. Nem há compassos empíricos para determinar a direção.



O que podemos fazer, nesse ponto, é configurar "planos de vôos". O paciente pode trabalhar, antes da sessão, as áreas de experiência com que quer interagir; e ele pode planejar a sequência temporal de sua viagem visionária. Ele não será capaz, durante o vôo, de dizer aos "controladores" onde está, mas eles podem contatá-lo e dizer como ele deve proceder. Assim, durante essa sessão, quando Ralph perguntou, ONDE VOCÊ ESTÁ AGORA?, não pude responder. Tive que descer, diminuir o fluxo da experiência e então contar a ele onde acabei chegando.



Quando fizeram a pergunta de contato, eu poderia estar esbarrando em outras galáxias. Para poder responder, tive que parar minha jornada livre e errante, chegar perto da terra e dizer: "Estou sobre New Haven".



Essa sessão foi um contínuo e serial venha-para-baixo. Repetidamente, tive que parar o fluxo para poder responder. Meu cortex estava recebendo centenas de impulsos por segundo, mas para responder às perguntas da torre de controle tive que reduzir a nave para uma marcha lenta: "Estou aqui".



Essa sessão sugere que um modo mais eficiente de mapear experiências psicodélicas seria:



1 - Memorizar o teclado da máquina de escrever experimental, para que a comunicação com o controle de solo seja automática.
2 - Planejar a sessão de modo que os controladores não perguntem coisas irrespondíveis -- "Onde realmente estou?" -- mas digam ao paciente onde ir. Então a tarefa de comunicação do viajante seria indicar se ele está no curso, isto é, se ele está ou não seguindo as instruções de vôo transmitidas pelos controladores.




O controle de solo deveria enviar estímulos. A sugestionabilidade está totalmente aberta. A torre La Guardia direciona o vôo.



VOCÊ APRENDEU ALGO DE VALOR COM ESSA SESSÃO? SE SIM, POR FAVOR ESPECIFIQUE: "A sessão foi de grande valor. Estou forte e claramente motivado a desenvolver métodos de controle de solo e vôos planejados".



APROXIMADAMENTE QUANTO DA SESSÃO (EM %) FOI GASTO EM CADA UM DESSES ASPECTOS?



1 - JOGOS INTERPESSOAIS (afeição pelos observadores) - 10%
2 - EXPLORAÇÃO OU DESCOBERTA DE SI, OU JOGOS DO EGO - 0%
3 - OUTROS JOGOS (SOCIAIS, INTELECTUAIS, RELIGIOSOS) - 70% (intelectuais, lutando com o problema da comunicação)
4 - TRANSCENDÊNCIA ALÉM DOS JOGOS - 20% (continuamente)




Referências




1 - Szara, S: Hallucinogenic effects and metablism of tryptamine derivatives in man. Fed. Proc. 20: 858-888, 1961.
2 - Szara, S: Correlation between metabolism and behavioral action os psychotropic tryptamine derivatives. Biochem. Pharmacol., 8: 32, 1961.
3 - Szara, S: Behavioral correlates of 6-hydroxylation and the effect of psychotropic tryptamine derivatives on brain serotonin levels. Comparative Neurochemistry, ed. D. Richter, pp. 432-452. Pergamon Press, Oxford, 1964.
4 - Szara, S. & Axelrod, J.: Hydroxylation and N-demethylation N,N-dimethyltryptamine. Experientia, 153: 216-220, 1959.
5 - Szara, S., Hearst E. & Putney F.: Metabolism and behavioral action of psychotropic tryptamine homologues. Int. J. Neuropharmacol., 1: 111-117, 1962.
6 - Schultes, R.E. Botanical Sources of the New World Narcotics. In Weil, G.M., Metzner, R. & Leary, T. (eds). The Psychedelic Reader, University Books, New Hyde Park, 1965.
7 - Leary, T. The Experiential Typewriter. Psychedelic Review, No. 7. 1965.

2 comentários:

Swoboda disse...

Opa!
beleza irmão =)
com certeza tem muita coisa interessante aqui pra postar lá. Fique à vontade também...

abração

Swoboda disse...

coloquei seu link lá tbm =)

em relação a este texto do Timothy Leary, tenho um questionamento. Se fala várias vezes que a experiência com DMT dura cerca de 30 minutos, mas isto deve ser apenas usando o método descrito, injeção intramuscular sem utilização de iMAO....a experiência com ayahuasca dura bem mais né ...