Psicodélico: Segredos da Ayahuasca – Tabu Brasil Natgeo

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Segredos da Ayahuasca – Tabu Brasil Natgeo

Download :
http://www.mediafire.com/?m1bipom3×09w6ye
 Segredos da Ayahuasca
  • Segredos da Ayahuasca

  • O novo episódio da série Tabu Brasil explora um tema polêmico: o uso da ayahuasca, um chá com poderes psicoativos, em cultos do santo daime. 

    O consumo do chá só é permitido em cerimônias religiosas, durante os rituais. 

    A ayahuasca tem o poder de desvendar novas fronteiras da mente e promover um crescimento espiritual ou é somente uma droga consumida por fanáticos? 

    Poderia o chá piorar a situação daqueles que possuem uma tendência a doenças psiquiátricas? O que pensam os médicos? E o que dizem os fieis que fazem uso dessa bebida? 

    O ex-jornalista Osvaldo Guimarães abandonou uma carreira bem sucedida e uma vida bem estruturada, em são paulo, para viver em céu de mapiá, amazonas, sede da religião do santo daime. 

    Uma história tabu ronda essa mesma comunidade. Um jovem chamado jambo, consumidor do chá e filho do jornalista Jorge Mourão, cometeu suicídio ao se jogar em uma fogueira pouco tempo depois de chegar em céu de mapiá. O pai responsabiliza a doutrina do santo daime pela morte do filho. Daimistas preferem não comentar o caso que virou tabu!

    Em 2010, o santo daime esteve nas páginas de jornais e matérias de televisão. Glauco, cartunista e fundador da igreja céu de maria, e seu filho Raoni foram mortos com oito tiros disparados por um seguidor da religião. O chá foi responsável pela tragédia ou cadu cometeria o crime mesmo sem ter experimentado a bebida? 

    Para os índios ashaninkas que vivem em uma aldeia no acre, a ayahuasca é sagrada, utilizada em rituais de cura antes mesmo dos espanhois chegarem às Américas. Na tribo, qualquer um pode tomar a bebida inclusive crianças e mulheres grávidas. 

    E no meio dessa discussão e de todo o preconceito que ronda a bebida, dois psiquiatras de ribeirão preto fazem um estudo para tentar descobrir o potencial antidepressivo da ayahuasca. 

    Remédio? Instrumento de desenvolvimento espiritual e de contato com deus ou um simples alucinógeno permitido por lei?

    Perguntas que o Tabu Brasil: Segredos da Ayahuasca tenta responder.

Nenhum comentário: