Psicodélico: América Latina pode assumir liderança na discussão sobre drogas, diz FHC

sábado, 10 de dezembro de 2011

América Latina pode assumir liderança na discussão sobre drogas, diz FHC

Agência Brasil
Vitor Abdala

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse hoje (7) que a América Latina pode assumir papel de liderança na discussão sobre mudanças na abordagem do problema das drogas. Integrante da Comissão Global sobre Drogas, que defende a descriminalização do uso da maconha e a discussão sobre a legalização da droga, Fernando Henrique ressaltou que a América Latina é um dos principais palcos onde se desenrola a guerra às drogas, uma vez que é o principal centro de produção de cocaína e de maconha do mundo.

“Na Europa, houve avanços na medida em que se passou a olhar a questão sob a ótica da saúde, e não apenas da repressão. Mas é óbvio que a violência na Europa não é tão elevada quanto aqui nas Américas. Até por isso, a América Latina talvez possa ter um papel de liderança na renovação de uma visão sobre a questão da droga”, disse o ex-presidente.

Fernando Henrique voltou a dizer que a política proibicionista internacional fracassou e que é preciso ter uma política sobre drogas mais eficiente e mais humana.

Ele reconheceu que, quando era presidente, tinha uma visão “simplista” e que achava que a erradicação das plantações de maconha, por exemplo, resolveria o problema. “A gente erradicava uma plantação de maconha e, um ano depois, ela estava ali de novo.”

O ex-presidente também levantou a questão da necessidade de distinguir os usuários dos traficantes. Segundo ele, há um problema na lei brasileira sobre a distinção entre um e outro. “Quando a polícia quer prender, diz que é traficante”, afirmou Fernando Henrique, ao participar de evento sobre os 18 anos da organização não governamental (ONG) Viva Rio, que discute a política brasileira sobre drogas.

Nenhum comentário: