Psicodélico: Chaliponga

domingo, 17 de janeiro de 2010

Chaliponga

Também conhecida como chagropanga, a chaliponga (Diplopterys cabrerana) chamou-se primeiro Banisteria rusbyana. Conhecida pelo seu uso curativo xamã, como aditivo da ayahuasca tradicional dos vales amazónicos, a chaliponga contém um alto teor de triptaminas psicodélicas.



EFEITOS :

A chaliponga é usada hoje em dia sobretudo para preparar ayahuasca, uma infusão psicodélica. Os efeitos podem ser descritos como uma limpeza mental, e uma ligação de 4 horas a mundos normalmente imperceptíveis.

A intensidade depende de muitos factores, por isso muitas pessoas têm de adquirir experiência e passar por efeitos leves no princípio. Quando os efeitos são ligeiros, a maioria das pessoas experimenta algo semelhante a uma trip leve de cogumelos psilocibinos ou de LSD, juntamente com dores de estômago nas primeiras 2 horas.

Quando os efeitos são fortes, a maioria das pessoas experimenta uma mudança drástica na interpretação da realidade, ou mesmo algum tipo de transporte de todos os sentidos para outra dimensão. A ayahuasca é conhecida pelas suas visões fortes, tanto positivas como negativas. As visões contam histórias sobre quem bebe a poção e todo o universo. Muitas pessoas não têm visões, todavia, e sentem a ayahuasca através dos outros sentidos. Os efeitos purgativos podem ser muito fortes. Muitas pessoas têm diarreia e vómitos.

USO :

Em relação à chaliponga, na maioria das receitas 5 gr é uma dose leve, 10 gr uma dose normal, e 15 gr é uma dose forte. Se ainda não estás familizarizado com a preparação da ayahuasca deves saber que quase ninguém consegue tripar da primeira vez. Para a maioria das pessoas uma boa trip de ayahuasca deve-se a várias tentativas frustradas e a anos de prática. Deves ler sobre a preparação da poção de ayahuasca em livros e na internet (vê os links abaixo) e escolher uma receita para ti.

A chaliponga prepara-se normalmente numa infusão em água quente. Dependendo do método que usares, a infusão leva entre várias horas a um dia a preparar. Por vezes colocam-se a erva de ayahuasca ( Banisteriopsis caapi) ou outra planta na mesma panela, outras vezes em panelas diferentes. Os tempos de cozedura normais são entre 4 a 12 horas. Algumas pessoas fazem duas ou mais infusões da mesma planta e juntam-nas todas. Por vezes juntam-se acidificadores como vinagre ou sumo de limão para acelerar a extracção.

Em qualquer dos casos tens de ferver o líquido até que se reduza a uma quantidade própria para beberes, de estômago vazio.

Algumas pessoas preparam um extracto desta planta. Este extracto é tipicamente usado como incenso, e induz uma experiência psicadélica de 15 minutos, com elementos semelhantes aos da experiência com a poção de ayahuasca, os mais notáveis sendo a mudança drástica na interpretação da realidade ou o transporte de todos os sentidos para outra dimensão.

SITE :

Wikipedia on Ayahuasca
Erowids Ayahuasca Vault
Biopark on Ayahuasca

Nenhum comentário: