Psicodélico: Júpiter Maçã - A Sétima Efervescência

domingo, 23 de março de 2008

Júpiter Maçã - A Sétima Efervescência

Segue um post diferente, irei apenas mostrar as letras do disco Júpiter Maçã - A Sétima Efervescência, ou seja poesia psicodélica.


Breve comentário do disco, considerado hoje como um dos melhores discos de Rock do Rio Grande do Sul.


Comentário do Site :

http://www.overmundo.com.br/blogs/os-dez-melhores-discos-do-rock-gaucho-jupiter-maca


Desde que enveredou pela carreira solo, o Flávio Basso trocou a influência do rockabilly por uma sonoridade sessentista, folk num primeiro momento e totalmente psicodélica numa segunda etapa. E é justamente a psicodelia a causa desse disco, A Sétima Efervescência, de 1996.


O que já podia ser percebido na demo anterior a esse álbum, Júpiter Maçã e os Pereiras Azuiz - Ao vivo na Brasil 2000 FM, de 1995, ficou mais claro - e elaborado - aqui. Se a demo era mais roqueira e crua (até por ser uma gravação ao vivo), na estréia em cd os arranjos se sofisticaram e a lisergia tomou conta, com grandes méritos para a produção do Egisto e os arranjos de orquestra do Marcelo Birck.


A primeira faixa, Lugar do Caralho, virou um hino imediato, com direito a regravação por parte do Wander Wildner e tudo. A letra é um convite ao hedonismo: "Eu preciso encontrar um lugar legal pra mim (sic) dançar e me escabelar/Tem que ter um som legal, tem que ter gente legal e ter cerveja barata/Um lugar onde as pessoas sejam mesmo afudê/Um lugar onde as pessoas sejam loucas e super chapadas/Um lugar do caralho". A música seguinte, As Tortas e as Cucas, castiga na lisergia, com vocal "pastoso" e dobrado. A letra fala de conversas com pedras e passarinhos (alguém aí falou em ácido?), numa viagem das boas. Um solinho de flauta é o complemento ao bucolismo da história.


Faixas como Querida Superhist x Mr Frog até dispensam comentários, bastando ler o título pra perceber o clima de psicodelia. Pictures and Paintings é um iê-iê-iê anfetamínico, tanto na música como na letra: "Quero toda sua chinelagem/Quero a metade do seu microponto/Yeah you, you, yeah, yeah, yeah, yeah, you/Yeah you do!". Obras como Eu e Minha Ex deveriam entrar pro rol das melhores composições já feitas, uma excelência em termos de arranjo e tema. Só por ter um refrão com a seguinte pérola: "Eu e minha ex queremos amizade/Mas acho que eu não superei/Talvez ainda goste dela", já justificaria a execução obrigatória em todas as cerimônias cívicas. O arranjo... bem, o arranjo é do mestre Birck, o que significa muita coisa. Grandioso é o mínimo que se pode dizer dele, com violinos, violoncelos, trompete e fagote.


Walter Victor é uma espécie de jovem guarda subversiva. O ritmo é puro Renato e Seus Blue Caps, mas a letra é quase um relatório médico sobre os efeitos de boletas em geral: "Walter toma suas bolas farmacêuticas/Sua boca fica mole, palavras gozadas" Uma harmônica anuncia As outras que me querem e a sacanagem que vem por aí: "Eu só fodo com você nessa fase atual da vida que eu tô levando/Mas às vezes me pergunto se eu não devia estar comendo as outras que me querem". Na segunda estrofe, o outro lado do relacionamento é discutido: "Eu creio que você às vezes queira dar pra outros carinhas no pedaço/Não, não acho tão legal/No entanto uma questão da gente sentar e conversar". Simples, não?


O Novo Namorado tem o verdadeiro "sixty groove", com o teclado do Frank Jorge inaugurando a festa. A estrutura é aquela em que a música começa pelo refrão e depois vem a estrofe, que mostra as contradições dos relacionamentos atuais: "Mundo moderno, alguém me dizia/Todo mundo come todo mundo"/ Mas eu tô querendo/Querendo trabalhar meu lado sensibilidade/Agora eu quero só você pra gostar de verdade".


Outras que não necessitam de análise são Miss Lexotan 6 mg e The Freaking Alice (Hippie Under Grove). Os nomes dizem absolutamente tudo que se precisa saber. Já Essência Interior merece algumas palavras. É uma música totalmente hipnótica, quase um mantra. E tem uma das melhores letras, sem dúvida: "Quando você der para outro cara/Lembre-se que alguém se masturba/Alguém do outro lado da cidade/Se sente em sintonia e pensa em você/Estou ligado na sua essência interior". Na seqüência, vem a sugestiva Canção para Dormir, com seu clima fantástico. E pra fechar a viagem, as colagens bizarras de A Sétima Efervescência Intergaláctica, com frases soltas de algumas faixas anteriores e vários barulhinhos estranhos.


Uma informação histórica importante é que esse álbum influenciou toda uma geração de bandas psicodélicas gaúchas e até nacionais. O lado ruim disso foi a semente que originou o desnecessário movimento mod porto-alegrense no início dos anos 2000. De qualquer forma, a audição de A Sétima Efervescência é mais do que recomendada. É obrigatória.


Outra opinião sobre o disco :



Disco ‘A Sétima Efervescência’ é o melhor do rock gaúcho.


O disco ‘A Sétima Efervescência’, de Júpiter Maçã, foi escolhido o melhor disco da história do rock gaúcho. A escolha resultou de enquete realizada entre jornalistas, produtores e músicos ligados à músico do Rio Grande do Sul. Os jornalistas Fábio Priklandnick e Cristiano Bastos, repórteres da revista de cultura e artes gaúcha Aplauso, entrevistaram 50 músicos e especialistas, que elegeram os álbuns mais importantes e influentes já realizados no Rio Grande do Sul. A consulta também traz uma lista dos piores discos.


“Foram 50 personalidades consultadas, entre músicos, críticos, jornalistas e produtores. No total, mais de 80 títulos citados. Tudo para descobrir quais são os melhores discos da história do rock gaúcho”, informa texto da revista em sua edição on line. “Cada votante convidado por Aplauso indicou os cinco melhores álbuns, em ordem de preferência. O melhor de cada um recebeu cinco pontos. O segundo melhor, quatro. E assim por diante, até o quinto melhor, que recebeu um ponto”, explicam.


“‘A Sétima Efervescência’, de Júpiter Maçã, lançado em 1996 pelo selo Antídoto/ACIT, não só amealhou mais pontos como foi o disco mais citado – 26 vezes”, diz o texto da matéria apresentando o resultado do trabalho. “Além disso, com 73 pontos, garantiu distância folgada do segundo colocado, ‘Por Favor, Sucesso’ (1969), da lendária Liverpool, que somou 51 pontos. Primeira grande banda de rock do RS, o Liverpool teve declarada influência (o nome já sugere) dos Beatles”.
“A fita-cassete da Graforréia Xilarmônica (Com Amor Muito Carinho) foi a coisa mais revolucionária produzida pelo rock gaúcho, mas ‘A Sétima Efervescência’, de Júpiter Maçã, é o que se poderia chamar de síntese do que convencionou-se chamar de “rock gaúcho”. No disco estão a paixão gaudéria pelos sixties, especialmente Beatles, a psicodelia pela veia de Syd Barret, e a Jovem Guarda, talvez aqui em menor escala, mas também presente”, opinou Fernando Rosa, editor de Senhor F, um dos “eleitores”.
Os 10 Melhores:
1. A Sétima Efervescência (1996) - Júpiter Maçã
2. Por Favor, Sucesso (1969) - Liverpool
3. De Falla (1987) - De Falla
4. O Futuro É Vórtex (1986) – Replicantes
5. TNT (1987) - TNT
6. Bixo da Seda (1976) - Bixo da Seda
7. De Falla (1988) - De Falla
8. Coisa de Louco II (1995) - Graforréia Xilarmônica
9. Fita demo da Vórtex (1987) – Cascavelletes
10. Olelê (2000) – Ultramen

LETRAS DE MÚSICAS DO DISCO JÚPITAR MAÇÃ - A SÉTIMA EFERVESCÊNCIA
1. Um Lugar do Caralho
Eu preciso encontrar
Um lugar legal pra mim dançar
E me descabelar
Tem que ter um som legal
Tem que ter gente legal
E ter, cerveja barata
Um lugar onde as pessoas sejam mesmo afudê
Um lugar onde as pessoas sejam loucas e super chapadas
Um lugar do caralho
Sozinho pelas ruas de São Paulo eu quero achar alguém pra mim
Um alguém tipo assim:
Que goste de beber e falar,
Lsd queira tomar e curta
Syd Barrett e os beatles
Um lugar e um alguém que tornarão-me mais feliz
Um lugar onde as pessoas sejam loucas e super chapadas
Um lugar do caralho
Um lugar do caralho
Sozinho pelas ruas de São Paulo eu quero achar alguém pra mim
Um alguém tipo assim:
Que goste de beber e falar,
Lsd queira tomar e curta
Syd Barrett e os beatles
Um lugar e um alguém que tornarão-me mais feliz
Um lugar onde as pessoas sejam loucas e super chapadas
Um lugar do caralho
Lugar do caralho
2. As tortas e as cucas
Senti meu corpo derretendo, flutuou
minha mente compreendendo
falei com minha sombra, tem vida própria sim
abrindo as tortas e as cucas
Gentilmente sentei na pedra, tornei-me parte desta pedra
ninguém me compreendia, nem nada que eu fazia
os passarinhos me acalmaram!!!!
Uhh aaaaahhh
Uhh aaaaahhh
Uhhhhhh
Uhhhhhh
abrindo as tortas e as cucas
Foi quando então eu percebi
eu tava no meu guarda-roupa
em posição fetal, achando tão normal, rolando um
flash Back maternal
Uhh aaaaahhh
Uhh aaaaahhh
Uhhhhhh
Uhhhhhh
abrindo as tortas e as cucas
3. Querida Superhist x Mr. Frog
Uh-la-la, uh-la-la, uh-la...
Hey querida, gosto muito de você
De olhar gravuras e de conversar com você
Hey querida, você é demais!
Hey você, querida superhist
Hey querida, mil incensos pra você
Traduz: um som de bob dylam pra você
Hey querida, voce é demais!
Hey você, querida superhist
Um cheese burger não é um hot dog
Do mesmo jeito que eu não sou mr frog...
Mas quem é mr frog? quem é mr frog?
Quem é ele? onde é que ele vai?
Quem é mr frog? quem é mr frog?
Será que ele faz alguma terapia?
Será que ejacula dentro da pia?
Mr frog?!? mr frog?!?
Hey querida, domingo vamos passear
Lá no parque da redenção, vamos viajar
Hey querida, você é demais!
Hey você, querida superhist. querida superhist
Querida superhist. querida superhist.
4. Pictures and paintings
Querida superhist. querida superhist.
Quero a metade do seu micro-ponto
Yeah you, you, yeah, yeah, yeah,
Yeah you do, yeah you do!
Amei os seu estilo e o seu cabelo, curto e grudado na testa
Até parece que você não toma banho
Pictures and paintings,
Pictures and paintings...
Quero todo seu ponto de vista,
Quero ser você surrealista
Yeah, you, you, yeah, yeah, yeah,
Yeah, you, yeah you do!
Amei o seu estilo e o seu cabelo, longo e grudado na bunda
Até parece que você é bicho krulla
Pictures and paintings,
Pictures and paintings,
Pictures and paintings, pictures and
Paintings...
Quero toda sua escrotisse
Quero a metade do seu otimismo
Yeah you, you, yeah, yeah, yeah, yeah, you, yeah you do!
Amei os seu estilo e o seu cabelo, curto e grudado na testa
Até parece que você não toma banho
Pictures and paintings, pictures and paintings
Pictures and paintings, pictures and paintings...
5. Eu e minha ex
Eu e minha ex, no botequim falando sobre nossas vidas
As novas amizades, relações, experiências, sacações
Foi quando eu descobri, me incomodava a intimidade da ex
As novas idéias, discos, filmes diferentes de quando eu opinava
Eu e minha ex queremos amizade, mas acho que eu não superei
Talvez ainda goste dela?!
Eu e minha ex na tempestade, sob o mesmo guarda-chuva
Pelas alamedas de porto alegre, do mercadão até bom fim
Eu e minha ex queremos amizade, mas acho que eu não superei
Talvez ainda goste dela?!
Eu e minha ex, talvez um dia sejamos um só outra vez...
Em outro planeta, dimensão, circunstância, situação.
Eu e minha ex queremos amizade, mas acho que eu não superei
Talvez ainda goste dela?!
6. Walter Victor
Walter Victor tomador de panca,
Walter Victor tomador de panca,
Walter Victor tomador de panca,
Yeah Allright!
Yeah Every Night!
Walter toma suas bolas farmacêuticas
Sua boca fica mole, palavras gozadas
Walter V. inteligente e bonito
Mas ninguém entende,
Não, nem as garotas, não
Ninguém entende o seu jeitão.
Walter Victor tomador de panca,
Walter Victor tomador de panca,
Walter Victor tomador de panca,
Yeah Allright!
Yeah Every Night!
Eu e Victor somos amigos há muito tempo
Eu já tomei pancas com ele, tipo Artani
Me senti um astronauta na lua
Mas não era a lua,
Não, não, não era a lua
Apenas quadras distantes da minha rua!
Victor fôra internado numa clínica
Os seus pais o colocaram num hospício
Walter V. inteligente e bonito
Mas ninguêm entende,
nem a medicina, não
Ninguém entende o seu jeitão
Walter Victor tomador de panca,
Walter Victor tomador de panca,
Walter Victor tomador de panca,
Yeah Allright!Yeah Every Night!
7. As outras que me querem
Eu só fôdo com você nessa fase atual da vida que eu tô levando
Mas as vezes me pergunto se eu não devia estar transando com asoutras que me querem
Mas quando eu te visito pra tomar um chá
E a gente começa a falar
tudo fica claro na minha mente
E a gente começa a trepar !!!
Eu creio que você as vezes queira dar pra outros carinhas no pedaço
Não, não acho tão legal
No entanto uma questão da gente sentar e conversar
Mas quando eu te visito pra tomar um chá,
E a gente começa a falar
Tudo fica claro na minha mente
e a gente começa a trepar !!!
8. Sociedades humanóides fantásticas
Eu já nasci desencarnado com o corpo e a alma lado a lado
Do mesmo jeito que eu e você, são todos robots kyz
Somos humanóides programados pra povoar os planetas alcançados
Cuidamos dos bichinhos dos humanos: lagartixas, coelhinhos, Pelicanos
Crianças lunáticas,
Civilizações tão plásticas,
Tendências mais práticas...
Sociedades humanóides fantásticas!!!
Quando o homem chegou a lua em 1969,
Eu tava no saco d'um robot
Um espermatozóide eletrônico, cheio de porrinhas na cuca
Morava lo laboratório scrocktchsh, it's a sky lab!
Trabalhamos nas colônias de marte,
Nos injetamos freakium em saturno
Obviamente nos amamos em vênus,
Onde costumamos curtir música no mc cactus 'night club'
Crianças lunáticas, civilizações tão plásticas,
Tendências mais práticas
Sociedades humanóides fantásticas!!!
9. O novo namorado
Fica comigo e deixa eu te mostrar que eu posso ser seu novo namorado
Fica comigo e deixa eu te provar que eu sou
aquele que cai bem do seu lado
Mundo moderno, alguém me dizia
'Todo mundo come todo mundo',
Mas eu tô querendo
Querendo trabalhar meu lado sensibilidade
Agora eu quero só você
Pra gostar de verdade
Fica comigo e deixa eu te mostrar que eu posso ser seu novo namorado
Fica comigo e deixa eu te provar que eu sou
aquele que cai bem do seu lado
Ouvi o motor nas costas da cabeça
Eu vi todas as luzes piscando e eu não tenho pressa
Eu não tenho pressa, embora pareça
Eu não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não
Não, tenho pressa pra te amar !
Mundo futurista alguém me dizia:
'Energia sexual mal dirigida pode ser uma fria'
A minha energia retorna em energia,
Por isso eu posso ser o aquariano
Que a capricórnio queria
10. Miss Lexotan 6 mg Garota
O nome dela é:
Miss Lexotan 6mg Garota
O nome dela é:
Miss Lexotan 6mg Garota
Ela não consegue relaxar
ela não consegue nem ao menos dormir
ela é tensa só porque seu amor não vive
em São Paulo nem Porto Alegre, em lugar nenhum
Ela tem andado meio frígida
tem se preocupado com as coisas do coração
ela teme intensamente que jamais
conheça um carinha que vai comê-la estando apaixonado
O nome dela é:
Miss Lexotan 6mg Garota
O nome dela é:
Miss Lexotan 6mg Garota
Ela era atriz no underground
hoje ela posa de modelo fotográfico
é frequentadora assídua do templo Hare Krishna
mas mesmo assim ela não fica leve
E quando o sol finalmente raiar e ela então ferrar
E quando o sol finalmente raiar e ela desmaiar
Tudo ficará positivamente mórbido...
O nome dela é:
ta ta ta ta ta Miss Lexotan
ta ta ta ta ta Miss Lexotan Garota
Ela era atriz no underground
hoje ela posa de modelo fotográfico
é frequentadora assídua do templo Hare Krishna
mas mesmo assim ela não fica leve
mas mesmo assim ela não fica leve
Miss Lexotan 6 miligramas.
11. The freaking Alice (hippie under groove)
Venha me colher em cima da bosta do zebú
Uso um chapéu do tipo hippie under groove
Colha-me, coma-me, beba-me, sacra-me
Vem para a colheita depois da chuva purificadora
Mova seus pezinhos embarrados por pintora
Colha-me, coma-me, beba-me, sacra-me
Toda mutação acaba sendo evolução
Ir e não voltar é conhecer outro lugar
Vejo borboletas celebrando a mutação
Hoje borboletas celebrando a mutação
Colha-me, coma-me, beba-me, sacra-me, sacra-me
12. Essência interior
Quando você der para outro cara
Lembre-se que alguém se masturba
Alguém do outro lado da cidade
Se sente em sintonia e pensa em você
Estou ligado na sua essência interior
Quando o vento move o seu cabelo
Eu preciso ser o vento também
Quando a chuva molha todo o seu corpo
Eu sou a gota que se recusa a secar
Estou ligado na sua essência interior
Todas as estrelas serão nossas
Quando a gente gozar
Todo o universo compreendido
A-a-a-aaahhhhhhhh...
13. Canção para dormir
Eu acredito em fantasmas
E mula sem cabeça
Neguiinho do pastoreiro
E boi tátá-tá-tátá-tá
Tá tá-tá, tá tá-tá
As vezes transo simpatias
Sou super superticioso
Eu acredito em fantasmas
Fantasmasa, fantasmas, fantasmas
Lá vem lobishomem
E as coruja maldita
Lá vem superhomem
Salvando a donzela aflita
No reino da lua cheia
Existe uma mulher feia
Que lança feitiço nos homi
Nos homi, nos homi, nos homi
Lá vem gafanhoto
E grilo maluco na cuca
Lá vem homem-aranha
Salvando a donzela maluca
Amor é boa palavra
Palavras fazem o bolo
O bolo de marshmellow
Pra fada e o gnomo amarelo
14. A sétima efervescência intergaláctica
Crianças Lunáticas
Civilizações tão plásticas
Tendências mais práticas
Fantásticaaaaaaaaaas

Nenhum comentário: