Psicodélico: JUREMA PRETA - O BÁSICO

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

JUREMA PRETA - O BÁSICO

JUREMA PRETA - O BÁSICO
Jurema Preta em Estação Seca
Sinônimos populares: calumbi, jurema braba; tepezcohuite (México)
Nome botânico: Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir.
Sinônimos botânicos: Mimosa hostilis (Mart.) Benth.; Mimosa limana Rizzini; Acacia tenuiflora Willd.
Família: Leguminosae
Subfamília: Mimosoideae
Significado dos nomes populares: De jú-r-ema, que significa espinheiro suculento.
Jurema Preta - Madeira

Descrição da planta: Árvore com cerca de 5-7 m de altura, com acúleos esparsos. Caule ereto ou levemente inclinado, casca de cor castanha muito escura, às vezes acinzentada, grosseira, rugosa, fendida longitudinalmente, entrecasca vermelho-escura. Ramificação abundante e, em indivíduos normais, de crescimento sem perturbação, acima da meia-altura. Ramos castanho-avermelhados, esparsamente aculeados.

Folhas compostas, alternas, bipinadas, com 4-7 pares de pinas de 2-4 cm de comprimento. Cada pina contém 15-33 pares de foliolos brilhantes, de 5-6 mm de comprimento.

Flores alvas muito pequenas, dispostas em espigas isoladas, de 4-8 cm de comprimento.

O fruto é uma vagem pequena, tardiamente deiscente, de 2,5 a 5 cm de comprimento, de casca muito fina e quebradiça quando maduro. Contém 4-6 sementes pequenas (3-4 mm), ovais, achatadas, de cor castanho-claro.

A madeira tem alburno castanho-avermelhado-escuro e cerne amarelado, é muito pesada (densidade 1,12 g/cm3), de textura média, grã direita, de alta resistência mecânica e grande durabilidade natural. A planta tem raiz pivotante e também raízes superficiais, embora menos do que outras plantas da caatinga.

Jurema Preta - Inflorecências e Folhas

Como reconhecer a planta: Folíolos minúsculos, casca escura, cheiro das flores característico. Mantém a folhagem, embora em densidade reduzida, durante muitos meses da estação seca.

Jurema Preta - Frutos e Folhas


Ocorrência e amplitude ecológica: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco,Alagoas, Sergipe e Bahia, na caatinga e no carrasco. Ocorre também no México.
Informações ecológicas: Planta decídua, heliófita, seletiva higrófita, pioneira, característica da caatinga, onde é bastante comum, porém com dispersão descontínua e irregular ao longo de sua área de distribuição. Ocorre preferencialmente em formações secundárias de várzeas com bom teor de umidade, de solos profundos, alcalinos e de boa fertilidade, onde chega a crescer vigorosamente. Mas viceja em terrenos diversos, inclusive nas áreas onde os solos foram decapitados, restando apenas o subsolo, em terrenos erodidos ou onde houve serviço de terraplanagem, e também em solos pedregosos ou secos.
Agüenta encharcamento periódico. As raízes têm uma alta capacidade de penetração nos terrenos compactos. A jurema-preta tem um grande potencial como planta regeneradora de solos erodidos. É uma espécie indicadora de uma sucessão secundária progressiva ou de recuperação e sua tendência ao longo do processo é de redução da densidade. No início da sucessão forma matas quase puras. Os folíolos caem e se refazem continuamente cobrindo o solo com um tênue manto que logo se decompõe formando ligeiras camadas de húmus. Além disso, ela participa na recuperação do teor de nitrogênio no solo. Dessa maneira, ela prepara o solo para o aparecimento de outras plantas mais exigentes, como, por exemplo, pau­d'árco, aroeira, cumaru, angico, juazeiro, mofumbo, etc. Espécie muito importante para a alimentação das abelhas durante muitos meses, na época seca e de transição seca-chuvosa. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis.

Jurema Preta - Casca do Tronco

Fenologia: Perde uma parte da folhagem durante a estação seca, rebrotando logo com as primeiras chuvas. Floresce durante um longo período do ano, predominando, entretanto, nos meses de setembro a janeiro. Os frutos amadurecem principalmente em fevereiro-abril. O florescimento não ocorre maciçamente, nem suas flores persistem em demasia. As árvores florescem seqüenciadamente, uma após as outras, fornecendo néctar e pólen numa constância de espaço e tempo muito benéficos às abelhas. Na rebrota de indivíduos rebaixados, pode-se observar a persistência da folhagem, embora em densidade diminuída, durante a maior parte da estação seca.
Propagação: Por sementes e brotação do toco.
Obtenção de sementes: Colher os frutos diretamente das plantas quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida, deixá-los ao sol para completar a abertura e liberação das sementes.
Cultivo de mudas: Colocar as sementes para germinação logo após a colheita em canteiros a pleno sol contendo substrato arenoso. Escarificar as sementes para melhorar sua germinabilidade. A emergência ocorre em 2-4 semanas e a taxa de germinação geralmente é alta com sementes escarificadas.
Plantio: A planta é muito rústica, por isso o plantio é fácil, podendo também ser semeada diretamente nas covas ou a lanço em áreas preparadas. O desenvolvimento das plantas no campo é rápido, podendo alcançar 4 a 5 m de altura dentro de cinco anos. Não há notícias de pragas ou doenças, mas deve ser protegida contra o excesso de pastagem por gado bovino e, principalmente, caprino e ovino, especialmente em plantios visando a recuperação do solo.
Utilidades:
  • Madeira: muito resistente, empregada para obras externas, como
    mourões, estacas e pontes, para pequenas construções, rodas, peças de resistência, móveis rústicos. Fornece excelente lenha e carvão de alto valor energético.
  • Medicina caseira: o pó da casca é muito eficiente em tratamentos de queimaduras, acne, defeitos da pele e esfoladelas causadas por pressão. Tem efeito antimicrobiano, analgésico, regenerador de células, febrífugo e adstringente peitoral. As folhas são usadas com as mesmas finalidades.
  • PSICOATIVIDADE : A casca da raiz tem efeitos psicoativos. O principal ingrediente ativo nesta parte da planta é N,N-DMT, e há também uma pequena quantidade de beta-carbolinas (De acordo com Raetsch, 2005). Algumas fontes indicam a presença de 5-MeO-DMT.
  • Veterinária popular: o efeito cicatrizante serve também nos animais domésticos e a planta é usada em lavagens contra parasitas.
  • Restauração florestal: planta pioneira e rústica, é especialmente indicada para a recuperação do solo, combater a erosão e para a primeira fase de restauração florestal de áreas degradadas. Pode ser usada para restauração florestal de matas ciliares.
  • Sistemas agrotlorestais: sendo a jurema-preta uma forrageira palatável para todos os animais domésticos, ela é indicada para a composição de pastos arbóreos, onde oferece forragem verde durante muito tempo na estação seca, podendo esse período ser estendido rebaixando a planta. Os galhos espinhentos servem para construção de cercas de ramo. Por manter boa parte da folhagem durante a estação seca, a jurema-preta tem um importante papel de sombreamento para animais e para o solo.
  • Abelhas: espécie muito importante para fornecimento de néctar e pólen para as abelhas, especialmente durante o período seco.
  • Forragem: as folhas e vagens são procuradas pelo gado bovino, caprino e ovino. É uma das plantas da caatinga que primeiro se revestem de verde logo depois das primeiras chuvas.
  • Aplicações industriais: usada em produtos cosméticos nos EUA, Itália e Alemanha, em loções para o couro cabeludo, sabonete, xampu e condicionador. A casca é empregada para curtir couros.

Importância cultural: "Muitos grupos indígenas do semi-árido pernambucano consideram a jurema preta (Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir.) uma planta sagrada, cercada de profundo respeito e de todo um cerimonial, com as populações dessa planta tendendo a ser protegidas." Das raizes, os índios preparavam uma bebida chamada ajucá ou vinho de jurema, usada por ocasião das cerimônias dos pajés. Uma bebida usada pelos caboclos, na foz do Rio São Francisco, chamada de jurubari, também usava a jurema, junto com a imburana-de-cheiro, pau-ferro e mel, tudo dissolvido na cachaça. As flores e ramas da jurema também são usadas em banhos lustrais ou de defesa, usados nos candomblés. O pó da casca era usado pelos Maias desde o século 10, em lesões cutâneas, como antiséptico natural. Foi "redescoberta" pelas instituições de saúde do México, que pesquisaram suas propriedades e a utilizavam com sucesso para tratar queimaduras em pessoas, depois de catástrofes nos anos de 1984 e 1985. A jurema-preta, árvore enraizada na cultura dos índios e dos habitantes atuais da região do Nordeste, poderá passar a ser uma espécie essencial para a restauração florestal de áreas muito devastadas, para recuperar o mais rápido possível o solo e ajudar o crescimento de outras plantas, inclusive madeiras nobres. Em áreas menos degradadas, ela pode ser utilizada, em manejo sustentável, como fonte de madeira, lenha e carvão, forragem, alimento apícola e remédio. Com a expansão do mercado de produtos naturais, também na área de produtos de limpeza e cosméticos, a jurema-preta pode servir como fornecedora de matéria-prima para tais produtos, criando uma renda adicional, na época de entressafra, para os habitantes do sertão.

Alguns Links :

Video:
Série "Êxtase, Ritos Sagrados: O Catimbó Jurema" (Rede Globo, Fantástico): http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1088692-5023-389856-0-11122005,00.html
Artigos:
http://religioes.abril.com.br/edicoes/11/primitivas/conteudo_religioes_47672.shtml
http://www.ufrn.br/sites/evi/metapesquisa/velhos/jurema.html
http://www2.ufba.br/~edigt/artigo5.html

30 comentários:

Romeu disse...

e como é utilizada a casca da raiz da Jurema?

Anônimo disse...

A partir de que idade posso plantar as mudas de jurema em:

1. Pastos com a presença do gado e
2. Areas degradas sem a presença do gado.

Obrigado

Anônimo disse...

Gostaria de saber tambem se a jurema preta pode ser facilmente sufocada por vegetaçao de porte menor que tenha cerca de um metro de altura.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

adorei, ler sobre esta planta aprendi muito , mais tambem gostaria de saber como posso e onde conseguir mudas da jurema preta, meu emaillecodior@yahoo.com.br grato.

Unknown disse...

adorei, ler sobre esta planta aprendi muito , mais tambem gostaria de saber como posso e onde conseguir mudas da jurema preta, meu emaillecodior@yahoo.com.br grato.

Unknown disse...

Gostaria de saber onde posso encontrar essa planta( contato de produtores)e contato de alguém que faça o beneficiamento da mesma para fins de medicamentos.
Meu e-mail é lianevieira@yahoo.com.br
Grata,

Idéias disse...

Olá. Gostaria de saber onde posso encontrar mudas desta árvore, Jurema preta para venda. Meu email é g.lucio@ig.com.br
Obrigado

Luiz Roberto Silva Mourão disse...

Meu pai dizia que quem toma a bebida feita com a gosma da casca da jurema preta visita o inferno, isto é, tem uma visão aluçinógena de lá.
Nunca tomei pois tinha medo. hehe.
Jurema 'preta' é uma arvore muito útil no compo. Faz-se dela um dos melhores carvôes vegetais, estacas, etc. ela se alastra com muita rapidêz e de certa forma toma conta da área onde se encontra.

Unknown disse...

NÃO É DIFÍCIL ENCONTRAR SEMENTES DA JUREMA PRETA NOS ESTADOS DO NORDESTE. EU CONSEGUI EM MINHA PROPRIEDADE E ESTOU FAZENDO A RECUPERAÇÃO DE UMA ÁREA DEGRADADA COM ESPÉCIES DO BIOMA DA CAATINGA, DENTE ELAS A JUREMA PRETA.
QUERO AQUI CHAMAR ATENÇÃO E RECOMENDAR QUE AS MUDAS DEVEM SER PLANTADAS EM LOCAIS ONDE OS ANIMAIS NÃO FREQUENTEM (ÁREA CERCADA).SÓ PRA EXEMPLIFICAR ALGUMAS ESPÉCIES DA FLORA DA CAATINGA,DENTRE ELAS O UMBUZEIRO, ESTÃO AMEAÇADA DE EXTINÇÃO DEVIDO A ESSES ANIMAIS QUE SAEM DEVORANDO TUDO COMO VERDADEIRAS PRAGAS.

Guilherme disse...

Tenho Jurema emm grande quantidade, interessados entrar em contato: guilhermeveloso93@hotmail.com

Yuranthay disse...

Meus irmãos, como posso adquirir um vidro médio de veuêka? Gostaria muito de experimentar esse hidromel com casca da Jurema preta. Frequento o Santo Daime e já tive a oportunidade de beber a Jurema Branca misturada com o Pégano. Meu e-mail mais direto é dantonjardim@hotmail.com Obrigado. Obviamente, pagarei o preço justo pela remessa + o frete.Um abraço a todos.

Guilherme disse...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-747363769-casca-da-raiz-da-jurema-mimosa-hostilis-1kg-frete-gratis-_JM


Deem uma olhada aqui.

Unknown disse...

tenho uma roça aqui na cidade de Petrolina/PE onde fica exatamente no Nordeste, e predomina a vegetação da Caatinga, onde tenho muitos héctares de Jurema Preta plantada e ajuda mt nas pastagens, erosão do solo, lenha e estacas para se fazer cercas, cercados, remédios e etc.. mais informações meu e-mail: matheus_holanda.c@hotmail.com

Sara disse...

Se alguém tem interesse, acesse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-897991649-casca-de-raiz-de-jurema-preta-1-kg-_JM

Diego disse...

Muito caro. Tem em abundancia onde eu moro. Quem quiser é só entrar em contato no meu email : diegogois7777@gmail.com

Produtos Forever disse...

Temos o benficio dessa planta somado ao benefcios de outras também como>
aloevera, chá branco, vitamina E.
Quer saber mais acesse o meu blog cristianojnflp.blogspot.com ou face cristiano josé do nascimento.
temos um produto chamado Aleo Nourishing Serum que trás os benefício não só dessa planta como de outras também.
Sou empreendedor com parceria com uma empresa americana com 40 anos de mercados e presente em 167 países e lider mundial em aloe vera, a Forever.
Entre em contato e saiba mais dos nossos produtos.
zap 81-984070219.

Unknown disse...

Na região aqui temos bastante

Unknown disse...

A onde fica

Unknown disse...

Boa noite aki na minha aldeia tem muita jurema sagrada.

Unknown disse...

Bom saber que muitas pessoas estão se interessando por essa medicina sagrada aki na nossa aldeia tem muita jurema sagrada onde utilizamos ela para medicamentos de varias maneiras.

Unknown disse...

Qualquer contato ou pergunta entrem no meu Zap é 87999227745.

Unknown disse...

Ola boa tarde figa me uma coisa da pra mandar vir para portugal a planta meu email e
estrela_fofinha19@hotmail.com OBRIGADA

Lucas disse...

Comprei no mercado livre

Lucas disse...

Pode plantar ela perto de casa ou é perigoso a raiz dela derrubar a casa?

Unknown disse...

Quero saber se ainda tem muda de jurema

Almeida disse...

A jurema preta pode ser fumada???

Unknown disse...

Querendo só entrar em contato

geovane disse...

Pode é só botar na seda e apertar. Bate tudo.

Unknown disse...

Aqui no povoado catur grande municipio de itapicuru tem muinto