Psicodélico: O Popeye fumava espinafre ou comia maconha?

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O Popeye fumava espinafre ou comia maconha?

Popeye é uma das personagens mais conhecidas e queridas da televisão brasileira e mundial instigando milhões de crianças a comer espinafre para crescer forte e saudável como o nosso marinheiro lendário. Mas o que será que dá a ele toda essa força? Será mesmo o espinafre ou será o espinafre uma metáfora para a, até então, erva proibida?


O Popeye fumava espinafre ou comia maconha?

As evidências são circunstanciais, mas quando as idéias se organizam, fica muita mais clara a evidência de que o espinafre é na verdade uma metáfora sobre as 1001 utilidades da cannabis.

Desde a criação do desenho em 1929 por Elzie Segar, o Popeye passou por diversos artistas. Em seu princípio, Popeye era só mais uma personagem nos quadrinhos nomeados "Thimble Theatre". Foram 10 anos de aventuras com Olive Oyl (Olívia Palito), seu irmão Castor Palito e noivo Ham Gravy, que mais tarde foi substituído por Popeye. Quando em uma nova aventura Castor e Ham iriam embarcar em uma viagem marítima, e contratam Popeye.

Em pouco tempo Popeye se tornou uma das personagens principais e foi transformado no mais novo amor de Olive Oyl. Dudu e Gugu, o bebê órfão que Popeye adota em 1933. No começo não havia explicação para tanta forca repentina mas a sua fonte foi logo revelada. Quando Popeye finalmente chega as telinhas o espinafre se tornou uma parte essencial em cada capítulo.

Vamos às evidências:

  • Em 1920 e 1930, época quando Poeye foi criado "espinafre" era uma gíria para "maconha" nos Estados Unidos, aparecendo até em músicas da época com a banda de Jazz Julia Lee and her Boyfriends na música The Spinach Song, e outras músicas como Sweet Marijuana
  • Propagandas anti-maconha da época passavam a mensagem que o uso de maconha dava super-força, documentários apresentados na mídia afirmavam que usuários de maconha desenvolviam uma força tão extraordinária que os deixavam resistentes a armas de fogo.
  • E por último, como um bom marinheiro, espera-se que Popeye seja familiarizado com ervas exóticas de locais distantes, assim como mostrado no artigo sobre a história da maconha no Brasil, a erva chegava com as embarcações Portuguesas.

Referências à maconha

Em 1960, a idéia ficou mais explícita com o Popeye comendo o seu espinafre pelo seu cachimbo. Ele também ganhou um cachorro chamado "Birdseed" (Semente de Pássaro), quem já leu o nosso primeiro artigo sabe que semente de cannabis é uma ótima alimentação para pássaros e era de fato utilizado como ração até ser banido nos Estados Unidos.

Uma leve referência a cocaína é feita em 1954 quando Popeye conta para seu sobrinho sobre a mitologia grega e a história de seu ancestral Hércules, onde ele aparece cheirando alho para ficar forte e no final do conto ele descobre o espinafre e faz a troca.

Em outro capítulo Popeye cuida da sua plantação de "espinafre", fazendo a poda delicadamente, pegando partes específicas da planta e mergulhando em um gel especial para ajudar no enraizamento da planta clonada, que ele então leva para o seu quintal na rua. Ele até rega as plantas com uma mamadeira cujo conteúdo tinha sido especialmente preparado.

Espinafre Boliviano Purinho

Em 1980 houve a primeira referência explícita a maconha, quando Popeye e Dudu (o amigo do Popeye eternamente faminto...) pegam um carregamento de "Espinafre Boliviano Purinho".

Popeye e a sua mitologia

Diz-se que Popeye representa o ciclo natural na época dos marinheiros onde livros, bíblias, diários, mapas, bandeiras, velas de barco, cordas, tintas, vernizes, combustível para seus lampiões e colas eram produtos derivados do cânhamo. Brutus representa as empresas gananciosas que não cuidam do meio-ambiente.

Ambas as personagens fazendo de tudo para ter a Olive Oyl (Óleo de Oliva, traduzido para Olívia Palito), a fonte do melhor óleo no mercado. Brutus nota que Popeye é muito competitivo e decide eliminá-lo. Entre sequestros e brigas, Popeye sempre consegue vencer comendo seu espinafre mágico, ficando forte e se libertando e livrando o óleo das garras das empresas poluentes e da opressão.

Aliviado e feliz ela volta ao ciclo natural e então Popeye sorri, pisca o olho e assovia com o seu cachimbo.

E ai, convencido(a)?

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Popeye
Fonte: http://cannabisculture.com/v2/articles/3568.html (versão em inglês)

Um comentário:

Eduardo disse...

Boa noite,

O seu blog deveria pelo menos citar a fonte de onde este conteúdo foi tirado. Este texto nao é de sua autoria.

Respeitar a ética da internet principalmente de projetos que defendem causas que provavelmente voce tambem defende é o mínimo esperado na web.

O Cabeca Ativa tem um grupo de jornalistas pagos que provem informacao ao nosso publico e nao é de maneira alguma justo que voce simplesmente faca uma copia, ainda mais sem referenciar ao site original.

Espero que entenda e corrija o ocorrido.

Obrigado,
Eduardo
Equipe CA