sábado, 10 de março de 2012

EUA querem discutir legalização das drogas, diz presidente colombiano


O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou ontem que os Estados Unidos estão abertos a uma discussão a respeito da legalização das drogas. Segundo ele, a discussão "é bem vinda" e foi colocada à mesa pelo próprio presidente colombiano.

“O tráfico de drogas é uma questão terrível”, acrescentou o colombiano, referindo-se à questão. A declaração de Santos acontece logo após o anúncio de que Colômbia e México irão unir forças para combater o tráfico de narcotráfico na América.

Quem confirmou o acordo entre os países foi o presidente de Honduras, Porfirio Pepe Lobo, que pediu aos presidentes da América Central que se unam na mesma tarefa.



Lobo disse ainda que o tema das drogas e da segurança regional deverá nortear as discussões da Cúpula das Américas, que acontecem em Cartagena nos próximos dias 14 e 15 de abril.

A descriminalização da produção, do transporte e da venda de drogas é defendida também pelo presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina. O chefe de Estado entende que essa medida ajudará a combater a violência gerada pelo tráfico.

Cartéis

Ainda neste sábado (10), as autoridades mexicanas anunciaram a captura de Valentín Ramírez Cuenca, o principal líder do cartel Los Zetas, um dos dez maiores do país.

Além dele, Erick Valencia Salazar, do cartel Jalisco Nueva Generación, também foi capturado pelo exército mexicano. Os dois carteis são rivais no país. Segundo as autoridades, eles estavam com diversas armas, veículos e equipamentos de comunicação.

"[Cuenca] é alegadamente responsável por uma onda de violência na região de Lagunera ligada ao narcotráfico e que envolveu uma série de execuções, roubos, sequestros e extorsões contra a população", anunciou o Ministério da Defesa mexicano.

Fonte: Uol Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário