Por: Carlos
Comer uma manga (Manguifera indica) bem madura cerca de 30 minutos antes de fumar um baseado aumenta drasticamente os efeitos dos cannabinoides, tanto em potência quanto em duração.
Isso mesmo, não estou brincando, nem é lenda, mas fato científico.
Tal fenômeno ocorre porque mangas maduras (entre outras plantas) são ricas num óleo essencial aromático (e psicoativo) chamado Mirceno, que tem a capacidade de atravessar facilmente o córtex cerebral e tem grande afinidade com cannabinoides, levando-os consigo através dos caminhos fisiológicos. Ele é o responsável pelo aroma acentuado destas frutas e de várias plantas aromáticas, ele tem grande longevidade no organismo e sua afinidade cannabinoica funciona para quaisquer moléculas com alguma similaridade.
Mirceno, ou ß-mirceno, é um composto orgânico oleofínico natural classificado como um monoterpeno. Terpenos são dímeros do isopreno. Outro exemplo de terpenos psicoativos são aqueles encontrados Salvia divinorum, as "salvinorinas", que são diterpenos extremamente potentes que também possuem a mesma afinidade fisiológica do Mirceno.
Ele é ainda produzido em larga escala de forma semi-sintética, geralmente a partir de plantas do gênero Myrcia, sendo uma espécie de fixador, além de componente chave para a síntese de várias fragrâncias.
As Mangas que concentram a maior quantidade de Mirceno, quando maduras, são as variedades Cavalo, Rosa, Espada e Paulista (Andrade, E. H. A.; Maia, J. G. S.; Zoghbi, M. G. B.; J. Food Comp. Anal. 2000, 13, 27.)
Também encontra-se Mirceno em quantidades consideráveis no Capim Sidreira (Cymbopogon citratus), na Erva Cidreira (Lippia alba) e no Loureiro ou Louro (Laurus nobilis), planta que "fazia a cabeça" dos antigos gregos em forma de ornamentos do tipo "coroas", ainda hoje referenciadas como símbolo olímpico.
Ironia:
É preciso cuidado com esta notícia, ou "Manga, a nova maconha..." poderá ser a manchete dos principais e "mais menos confiáveis" jornais do país...
Além disso, se tal notícia chega ao FDA (aquele órgão norte-americano de proteção à saúde financeira dos megalaboratórios, e do qual a Anvisa "copia e cola" os textos depois de passar no Google Translator), é capaz de incluírem a deliciosa fruta em suas listas proibitivas de plantas demonizadas, tendo em vista seu potencial de aumentar os efeitos dos cannabinoides e diminuir a credibilidade das autoridades, além de esta ser uma grande forma de atacar a economia de países subdesenvolvidos como a Índia, local de origem da manga (e também da maconha), que atualmente exporta cerca de 12 milhões de toneladas anuais da fruta, equivalente a mais de 50% do comércio mundial, seguida da China, inimiga íntima do Tio San e responsável por 10% deste mercado bilionário.
No Brasil a manga vem apresentando as maiores taxas de crescimento entre as frutas exportadas, mas ainda ocupamos apenas o 9° lugar, com modestas 823 mil toneladas anuais, que não daria pra fazera a cabeça nem sequer dos brasileiros.
A perspectiva é de aumento dessa participação, caso não haja nenhuma onda de histeria em massa por causa desta "notícia bongbástica" que associa manga com maconha, afinal, é isso o que a mídia mainstream faz quando deseja "queimar o filme" de algum vegetal inocente e não tem argumentos pra isso, a exemplo do que ocorreu com e continua ocorrendo com a Salvia.
O pior de tudo é que vai ser MUITO DIFÍCIL manter um pé de Manga dentro de casa sem dar na vista "dus omi", a menos que seja a manga-rosa, planta que não dá mangas, mas dá uma boa lombra (sombra, em italiano)... ;-)
Bon Appétit!
L' ombra... em italiano
ResponderExcluir(la ombra = a sombra) !
Eu acredito que o futuro está na descoberta de novas sinergias entre as plantas, como a receita para a Space Spice :
"This recipe is all over the place with different names and even appears on Erowid.
4 parts nutmeg (ground from whole nutmeg)
4 parts almonds (soak overnight and rinse)
4 parts raw pistachios
2 parts cinnamon
1 part cumin
1 part tarragon
1 part oregano
1 part basil
1 part turmeric
1/2 part cayenne pepper
1/2 part black pepper
maple syrup (to taste)
Grind all the dry ingredients into a very fine powder. Add syrup and mix. About 2 tablespoons makes a "decent dose".
All ingredients need to be present. It’s said that if any one of the herbs are omitted, it doesn’t work well."