Psicodélico: Rituais do Santo Daime: uma viagem que não é para todos

sábado, 15 de janeiro de 2011

Rituais do Santo Daime: uma viagem que não é para todos


Rituais do Santo Daime: uma viagem que não é para todos


Santo Daime

Utilizado há séculos pelos índios e transformado em religião pelos desbravadores da região amazônica, o chá de ayahuasca, mais conhecido como chá do Santo Daime, voltou à tona após o assassinato do cartunista Glauco, dirigente de um grupo ligado à doutrina, e de seu filho. O universitário Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, que confessou o crime, estaria numa espécie de surto psicótico, causado pelo uso de drogas. Ele era discípulo da seita e já havia tomado o chá várias vezes.


Não há certeza, ainda, se o chá ajudou a desencadear a fúria do jovem. Mas os próprios adeptos reconhecem que há riscos. No Daime, uma máxima diz que o chá é para todos, mas nem todos são para o chá. "De fato, os riscos do chá são mais psicológicos do que fisiológicos. Há casos de surtos psicóticos, principalmente em quem tem alguma predisposição", relata o especialista na farmacologia da ayahuasca Rafael Guimarães dos Santos, que já sentiu na pele esses efeitos. Ele desenvolve uma tese de doutorado sobre o assunto e deixou a religião, mas continua a defender a liberdade de culto.

O uso do chá é autorizado pela legislação brasileira, em média, a cada 15 dias, desde que exclusivamente dentro dos rituais religiosos. As religiões ayahuasqueiras têm o aval do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), que descartou a hipótese de dependência e prejuízos a longo prazo.

Triagem

Os dirigentes do culto garantem que não é fácil ser aceito nesses centros. "Fazemos uma triagem, com avaliação psicológica. Quem tem problemas mentais ou está sob efeito de drogas não pode tomar o chá. É uma questão de segurança", destaca Soter Lyra, advogado, 31 anos, adepto do chá desde os 13, e representante da União do Vegetal (UDV), a mais rígida das doutrinas ayahuasqueiras, que só no Estado tem 140 membros, chegando a 15 mil no país.

A orientação é que usuários evitem álcool e outras drogas pelo menos dois dias antes de uma sessão do chá. Mas muitos chegam a largar o vício depois de bebê-lo. Em 1993, um grupo formado por mais de 30 psiquiatras americanos realizou um estudo com sócios da UDV. Dos 15 usuários do chá analisados, 11 tinham problemas de alcoolismo antes da conversão, e todos eles se livraram do vício. Mas nada está totalmente provado.

Para os adeptos, o chá é um meio de entrar em contato com o divino, uma ponte para o autoconhecimento, não uma cura. "Assim como muitas igrejas evangélicas conseguem tirar as pessoas do vício, a UDV também consegue, e por um único motivo: a fé", destaca Soter.

Mas é preciso ter cuidado. Para o médico especialista em dependência química João Chequer, o chá é uma droga como outra qualquer. "Talvez o uso moderado, feito nos rituais, não seja capaz de criar problemas. Mas a composição representa, sim, um risco, principalmente se for tomado sem o devido acompanhamento e combinado com outras drogas", alerta.

O uso de drogas é uma polêmica dentro e fora das religiões que usam a ayahuasca. Atualmente, o uso é oficialmente proibido tanto no Santo Daime quanto na União do Vegetal (UDV). Mas a maconha já chegou a fazer parte dos rituais do Cefluris (Centro Eclético de Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra), uma das vertentes do Santo Daime. A prática foi proibida para garantir a regulamentação como religião, destaca o especialista em farmacologia da ayahuasca Rafael Guimarães dos Santos.

O Cefluris foi criado por Sebastião Mota de Melo, que seguia o mestre Raimundo Irineu - criador do Santo Daime - na doutrina Alto Santo. Após a morte de Irineu, Sebastião criou o Cefluris, responsável por expandir a doutrina. Em decorrência do uso anterior, a maconha é conhecida pelos adeptos do Daime como Santa Maria. Mas o uso de drogas é altamente condenado tanto pelo Daime quanto pela União do Vegetal (UDV). "Temos casos de sócios usuários ou ex-usuários, mas a recomendação é de que a pessoa não use nada, nem bebida alcoólica, pelo menos nos dois dias que antecedem os rituais, para ficar livre para sentir os efeitos do chá", explica Soter.

Mesmo sendo uma substância considerada alucinógena pelos médicos, o uso da ayahuasca em rituais religiosos é legalizado no Brasil

É a Constituição Federal que garante a liberdade de culto e religião. "O uso do chá é religioso. E essa é uma prática que vem desde o início do século passado. Cabe ao Estado reconhecer e garantir sua existência", esclarece o secretário do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), general Paulo Uchoa, em entrevista à Rádio CBN.

Segundo ele, outro ponto que favorece o chá é um parecer da ONU, que afirma que nem o cipó, nem a folha, contêm efeitos alucinógenos isoladamente. Uchoa destaca que o consumo é autorizado apenas nas cerimônias religiosas, sob responsabilidade social dos dirigentes das unidades.

A preocupação das autoridades é evitar a banalização do chá. "As curas ocasionais devem ser entendidas como ato de fé, como em todas as religiões", ressalta Uchoa. Além da regulamentação, as religiões da ayahuasca também estão lutando pelo reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial do país.

Todo ano, ele percorre 4 mil quilômetros em nome da fé


Joaquim (centro) vai anualmente ao Acre para trazer o chá ayahuasca
Joaquim (centro) vai anualmente ao Acre para trazer o chá ayahuasca
O psicólogo aposentado Joaquim Caiado da Rocha, de 54 anos, tem um encontro marcado, anualmente, com a floresta amazônica. Ele percorre mais de 4 mil quilômetros, de Vitória a Rio Branco - no Acre -, desce o Rio Tarauacá e se embrenha na mata para colher folhas de chacrona e cipó-jagube. Será com a união dessas duas plantas nativas que ele irá preparar a ayahuasca, a bebida usada no ritual do Santo Daime.

No Espírito Santo, existem, pelo menos, seis grupos religiosos que usam o chá ayahuasca em suas celebrações. O capixaba Joaquim Caiado é dirigente ligado ao Centro Livre Caminho do Sol (Celivre-CS) - grupo fundado por Francisco Granjeiro Filho, que dá continuidade à obra de Raimundo Irineu Serra, o patrono do Santo Daime. Eles se reúnem quinzenalmente em um sítio no município de Viana, na Grande Vitória, e são o primeiro e único núcleo da doutrina de Mestre Irineu no Estado.

O grupo Céu do Espírito Santo - que segue a linha Cefluris, do Padrinho Sebastião Mota, a mais popular no Brasil - se reúne na região do Caparaó, na divisa do Estado com Minas Gerais. Outra vertente é a União do Vegetal (UDV), que está localizada em Guarapari e na Serra - no Bairro de Fátima. Ainda existem encontros de grupos menores ligados ao Santo Daime em Pancas e Vila Velha - na Barra do Jucu -, além de bairros espalhados pela capital.

Para entender o Santo Daime


Mulheres durante a cerimônia do Santo Daime
Mulheres durante a cerimônia do Santo Daime
A religião nascida no coração da Amazônia foi fundada na década de 30 pelo maranhense Raimundo Irineu Serra, que trabalhou no Acre como seringueiro e como guarda de fronteiras. Em uma noite, Irineu estava na fronteira com o Peru e conheceu a ayahuasca - que significa no dialeto indígena cipó das almas - ao tomar a bebida, teve uma visão. Uma senhora muito formosa lhe apareceu em um trono sob a lua cheia.

Ela, segundo a crença, era a virgem soberana Nossa Senhora da Conceição, a mãe de Jesus Cristo. Essa visão deu origem ao Santo Daime, que é um rogativo - dai-me força, dai-me luz, dai-me amor. O Santo Daime provoca visões e, de acordo com os religiosos, conecta o homem ao seu "Eu" interior.

No transe do Daime, Joaquim explica que a experiencia é diferenciada e única. "Nunca somos os mesmos, um dia você está melhor, outro nem tanto e é em função disso que se sente as nuances. O Santo Daime desperta a verdade da sua natureza interior. Não é um deleite, é um sacrifício que traz uma satisfação e resultados positivos em relação a pensamentos para lidarmos melhor com nossa realidade", explica o dirigente.

Joaquim ainda diz que as imagens formadas durante o transe são explosões de cores e formas geométricas. "O chá aflora espetáculos da natureza quando a pessoa tem sensibilidade para a vibração. Agora, se você está com problemas terá dificuldades no início, mas isso pode ser recuperado. A cada experiência as sensações ficam mais agradáveis e instrutivas", relata.

Contraindicações

foto: Arquivo pessoal
Cipó-jagube
Cipó-jagube
A Associação Brasileira de Psiquiatria diz que a substância denominada Dimetiltriptamina (DMT ), contida na chacrona, é um agente psicoativo potente e deve ser utilizado com cuidado. Joaquim Caiado, como profissional da saúde mental, garante que o Daime não é recomendado para pessoas intoxicadas por outras substâncias como o álcool e as drogas ilícitas.

"Nestas pessoas, o chá pode provocar uma reação adversa no organismo. O Daime é uma substância pura, um depurador, e deve ser tomado por alguém , pelo menos, 'limpo'", informa o psicólogo. Além disso, ele afirma que a ayahuasca, como infusão psicoativa, também, não é indicada para indivíduos em crise psicótica. Ele recomenda que a pessoa busque a medicina tradicional para se tratar e quando estiver recuperada poderá participar do ritual do Santo Daime.

Dentro da doutrina do Santo Daime, na linha do Mestre Irineu - também conhecido como Juramidam - os praticantes estão condicionados a não comercializarem o chá e não se envolverem substâncias ilícitas.

Segundo a espiritualidade, a recomendação é que a pessoa permaneça dentro da lei. Por exemplo, no Celivre-CS as únicas substâncias combinadas com a ayahuasca consumidas nos rituais são o chá da erva doce, o rapé - fumo ralado para cheirar -, o tabaco e a caiçuma - bebida boliviana fermentada feita de mandioca, gengibre e erva doce.

Saiba mais


Produção do chá. A hóstia da igreja católica é feita de água e trigo. No caso do Santo Daime, é um cipó e uma folha natural da floresta amazônica. Depois de retirar a matéria-prima da mata, as mulheres limpam a chacrona e os homens maceram o cipó-jagube. Em seguida, os vegetais de devem ir ao fogo que chega à 600º C.

Perfil. A maioria das pessoas que procuram o Santo Daime estão, principalmente, querendo a solução de problemas e o alívio de sofrimentos. Seja uma crise familiar, seja dependência de drogas.

Cerimônias. São três rituais: o feitio do chá, a concentração e a celebração. No primeiro, não há o consumo do chá. Já nos outros dois, os adeptos tomam a infusão a cada duas horas. O Santo Daime começa a surtir efeito em 20 ou 40 minutos.

Hinários. Mestre Irineu produziu 128 hinos que são cantados nas celebrações. As pessoas tomam o Daime de 30 em 30 hinos. Nos hinários locais, os grupos tomam o chá no máximo quatro vezes. No Acre, esta cerimônia dura mais tempo. Os grupos cantam os hinos de outras vertentes também.

Quantidade. O grupo capixaba ligado ao Celivre-CS traz, anualmente, do Acre cerca de 50 a 70 litros da ayahuasca. Existem outras vertentes do Santo Daime que produzem ayahuasca no Estado.

PARTE II

Elaine Vieira
evieira@redegazeta.com.br


Utilizado há séculos pelos índios e transformado em religião pelos desbravadores da região amazônica, o chá de ayahuasca, mais conhecido como chá do Santo Daime, voltou a causar polêmica após o assassinato do cartunista Glauco Villas Boas e de seu filho, no último dia 12. O universitário Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, que confessou o crime, estaria numa espécie de surto psicótico, causado pelo uso de drogas. Ele era discípulo da seita da qual Glauco era dirigente, e já havia tomado o chá várias vezes.

Não há certeza, ainda, se o chá ajudou a desencadear a fúria do jovem. Mas os próprios adeptos reconhecem os riscos. No Daime, uma máxima diz que o chá é para todos, mas nem todos são para o chá. "Os riscos são mais psicológicos do que fisiológicos. Há casos de surtos psicóticos, principalmente em quem tem alguma predisposição", relata o especialista na farmacologia da ayahuasca Rafael Guimarães dos Santos, que já sentiu na pele os efeitos do chá. Ele, que desenvolve tese de doutorado sobre o tema, deixou a religião, mas continua a defender a liberdade de culto.

O uso do chá é autorizado pela legislação brasileira, em média, a cada 15 dias, desde que exclusivamente dentro dos rituais religiosos. As religiões ayahuasqueiras têm o aval do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), que descartou a hipótese de dependência e prejuízos a longo prazo.

Triagem
Os dirigentes do culto garantem que não é fácil ser aceito nesses centros. "Fazemos uma triagem, com avaliação psicológica. Quem tem problemas mentais ou está sob efeito de drogas não pode tomar o chá. É uma questão de segurança", destaca Soter Lyra, advogado, 31 anos, adepto do chá desde os 13, e representante da União do Vegetal (UDV), a mais rígida das doutrinas ayahuasqueiras, que só no Estado tem 140 membros, chegando a 15 mil no país.

A orientação é que usuários evitem álcool e outras drogas pelo menos dois dias antes de uma sessão do chá. Mas muitos chegam a largar o vício depois de bebê-lo. Em 1993, um grupo formado por mais de 30 psiquiatras americanos realizou um estudo com sócios da UDV. Dos 15 usuários do chá analisados, 11 tinham problemas de alcoolismo antes da conversão, e todos eles se livraram do vício. Mas nada está totalmente provado.

Para os adeptos, o chá é um meio de entrar em contato com o divino, uma ponte para o autoconhecimento, não uma cura. "Assim como muitas igrejas evangélicas conseguem tirar as pessoas do vício, a UDV também consegue, e por um único motivo: a fé", destaca Soter.

Mas é preciso ter cuidado. Para o médico especialista em dependência química João Chequer, o chá é uma droga como outra qualquer. "Talvez o uso moderado, feito nos rituais, não seja capaz de criar problemas. Mas a composição representa, sim, um risco, principalmente se for tomado sem o devido acompanhamento e combinado com outras drogas", alerta.

Religião justifica liberação

Mesmo sendo uma substância considerada alucinógena pelos médicos, o uso da ayahuasca em rituais religiosos é legalizado no Brasil.
É a Constituição Federal que garante a liberdade de culto e religião.

"O uso do chá é religioso. E essa é uma prática que vem desde o início do século passado. Cabe ao Estado reconhecer e garantir sua existência", esclarece o secretário do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), general Paulo Uchoa, em entrevista à Rádio CBN.

Segundo ele, outro ponto que favorece o chá é um parecer da ONU, que afirma que nem o cipó, nem a folha, contêm efeitos alucinógenos isoladamente. Uchoa destaca que o consumo é autorizado apenas nas cerimônias religiosas, sob responsabilidade social dos dirigentes das unidades.

A preocupação das autoridades é evitar a banalização do chá. "As curas ocasionais devem ser entendidas como ato de fé, como em todas as religiões", ressalta Uchoa.

Além da regulamentação, as religiões da ayahuasca também estão lutando pelo reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial do país.

Drogas banidas do ritual
O uso de drogas é uma polêmica dentro e fora das religiões que usam a ayahuasca. Atualmente, o uso é oficialmente proibido tanto no Santo Daime quanto na União do Vegetal (UDV).

Mas a maconha já chegou a fazer parte dos rituais do Cefluris (Centro Eclético de Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra), uma das vertentes do Santo Daime. A prática foi proibida para garantir a regulamentação como religião, destaca o especialista em farmacologia da ayahuasca Rafael Guimarães dos Santos.
O Cefluris foi criado por Sebastião Mota de Melo, que seguia o mestre Raimundo Irineu - criador do Santo Daime - na doutrina Alto Santo. Após a morte de Irineu, Sebastião criou o Cefluris, responsável por expandir a doutrina.

Em decorrência do uso anterior, a maconha é conhecida pelos adeptos do Daime como Santa Maria. Mas o uso de drogas é altamente condenado tanto pelo Daime quanto pela União do Vegetal (UDV). "Temos casos de sócios usuários ou ex-usuários, mas a recomendação é de que a pessoa não use nada, nem bebida alcóolica, pelo menos nos dois dias que antecedem os rituais, para ficar livre, para sentir os efeitos do chá", explica o representante da UDV no Estado, Soter Fernandes Lyra.


Homens e mulheres têm atividades diferentes
Homens e mulheres exercem papéis diferentes no ritual de produção do chá ayahuasca. As mulheres são responsáveis pela colheita e limpeza da folha da chacrona, chamada de Rainha pelos adeptos, e que seria responsável pela "luz" recebida por quem toma o chá. A "força" fica por conta dos homens, representada pelo cipó mariri.

O cipó é macerado e unido às folhas para depois ser cozido por várias horas, podendo chegar a 600°C. O chá é bebido em dois rituais: a concentração e a celebração ou bailado.

Na União do Vegetal (UDV), outra corrente, que produz seu próprio chá, a bebida é ingerida apenas uma vez por ritual.

O efeito do chá começa de 20 a 40 minutos após a ingestão e dura quatro horas. No ritual de bailado, os hinos são uma constante. Mestre Irineu, o fundador da religião, produziu 128 hinos, todos concebidos sob efeito do chá. (Com informações de Rodrigo Rezende)


Sob efeito


"Fiquei paranóico durante semanas"
Rafael Guimarães dos Santos. Especialista na farmacologia da ayahuasca

Em geral, usuários da ayahuasca se sentem mais tranquilos, confiantes, esperançosos, e pudemos observar isso em laboratório. Eu parei de usar. Depois de dois anos no Santo Daime, tive reações durante um ritual. Tomei o chá junto com maconha, como fazia eventualmente, fiquei paranóico, e o surto durou semanas. Cheguei a pensar em suicídio. "As pessoas vão me matar para fazer um sacrifício humano, vou me matar antes", era tudo o que eu conseguia pensar. Cheguei a me cortar durante uma cerimônia. Precisei de remédios para voltar ao normal. E depois, numa outra sessão, mesmo sem a maconha, voltei ao estado paranóico e enfrentei mais um ano de tratamento. Provavelmente foi uma predisposição minha. Pelos estudos que tenho feito, sei que casos como o meu são raros. Nem isso abala a importância da liberdade de culto."

Fonte - GazetaOnLine
Link : http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/03/615088-rituais+do+santo+daime+uma+viagem+que+nao+e+para+todos.html

Nenhum comentário: